Resumo

Título do Artigo

REDES DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: Inovando na Feira de São Joaquim
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo cultural
Redes
Inovação

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Xênia L'amour Campos Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-graduação em Administração
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EAUFBA

Reumo

O caso retrata o processo de inscrição da Feira de São Joaquim em um prêmio mundial para mercados inovadores. Para inscrição, Márcia precisa elaborar um texto de apresentação e justificativa de o porquê a feira é inovadora, além da produção de um vídeo apresentando e explicando o processo de inovação de um empreendedor escolhido como representante da feira. Durante a produção do vídeo é possível observar características e singularidades da inovação e dos mercados populares, as relevâncias da rede e do capital relacional para o empreendedor e seu empreendimento.
Este caso para ensino visa fomentar uma aprendizagem sobre a importância das redes e do capital relacional para o empreendedorismo cultural. Seus objetivos de aprendizagem são: (a) caracterizar como os mercados populares podem ser lócus de empreendedorismo cultural, (b) identificar as relevâncias das redes para o empreendedorismo cultural, e (c) compreender como o capital relacional sustenta o empreendedorismo cultural.
O caso é fictício e baseado em informações provenientes a partir de uma etnografia da primeira autora realizada na Feira de São Joaquim, entre 2021 e 2022. A interação com o material empírico se deu de forma física e virtual por meio da observação, documentos, entrevistas semiestruturadas, registros visuais e audiovisuais, e diários de campo. A pesquisadora analisou documentos sobre a história do acarajé e sua preparação, acompanhou a rotina dos empreendedores na feira e o modo de preparação e comercialização da massa pronta. A análise desse material compreendeu a análise de narrativas.
Disciplinas do curso de graduação em Administração (Empreendedorismo, Estudos Organizacionais, Economia Criativa, Estratégia, Inovação, Teorias de Administração, Redes), pós-graduação (mestrados profissionais em disciplinas sobre Empreendedorismo, Gestão, Inovação e Redes).
MARINS, S. R.; DAVEL, E. P. B. Empreendedorismo cultural e artístico: veredas da pesquisa acadêmica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 4, p. 115–140, 2020. OLIVEIRA, X. L. C.; DAVEL, E. P. B. Redes do Empreendedorismo: Perspectivas e Desafios para a Produção Acadêmica. Desenvolvimento em Questão, v. 20, n. 58, p. 1–21, 2022. VALE, G. M. V. Territórios vitoriosos: o papel das redes organizacionais. Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda, 2007.