AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM GESTÃO DE PESSOAS DAS 500 MAIORES E MELHORES EMPRESAS DO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE RESPONDENTES DA PLATAFORMA GLASSDOOR
desempenho em gestão de pessoas
Maiores e Melhores Empresas
Glassdoor
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Bem-estar e Mal-estar no trabalho
Autores
Nome
1 - João Marcos Ribeiro dos Santos Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - Engenharia de Produção
2 - Etienne Cardoso Abdala UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - DAISY APARECIDA DO NASCIMENTO REBELLATO Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - Escola de Engenharia de São Carlos - EESC
Reumo
Uma vez que o capital humano aparece como uma das variáveis que pode gerar um diferencial competitivo para as organizações, a área de Gestão de Pessoas passou a ter papel estratégico. A partir do uso de dados de colaboradores que avaliam cultura e clima organizacional de forma anônima e imparciais, pode-se entender quais empresas e setores possuem os melhores ambientes para se trabalhar e bons resultados em Gestão de Pessoas. Dados públicos presentes na plataforma Glassdoor aumentam o acesso, a transparência e a quantidade de informações relacionadas às organizações e aos setores analisados.
Considerando o contexto em que há espaço para se compreender de que maneira as empresas gerenciam seu capital humano, mais especificamente surge a dúvida: Qual é o desempenho das principais empresas que atuam no Brasil nas principais categorias relacionadas à de Gestão de Pessoas? Neste sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar as 500 empresas presentes na lista “Melhores e Maiores 2021” da Revista Exame, por meio de análises quantitativas considerando categorias associadas a indicadores de gestão de pessoas estabelecidas pela plataforma Glassdoor.
Conforme reforçam Sainju, Hartwell e Edwards (2021) um aspecto importante da gestão de recursos humanos é entender os valores, motivações e fatores de satisfação no trabalho. Considerando a análise desses fatores, Cesar (2015) afirma que há vários estudos sobre a possibilidade e a necessidade de desenvolver indicadores relacionados ao desempenho de colaboradores. Assim, serão analisados o desempenho da área de gestão de pessoa por meio dos seguintes indicadores: cultura, diversidade e inclusão, qualidade de vida, remuneração e benefícios, oportunidade e promoção na carreira, e alta liderança
A pesquisa tem característica descritiva com caráter quantitativo de análise. A população da pesquisa consiste nas 500 maiores empresas do Brasil listadas no ranking MELHORES E MAIORES 2020 promovida pela revista EXAME. Para a coleta dos dados das empresas, foi utilizada a plataforma Glassdoor, uma plataforma internacional cujo banco de dados contém milhões de avaliações de empresas, todas fornecidas pelos funcionários das empresas. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva, análise de correlação e análise de regressão simples a partir do uso de Excel e Software SPSS.
A partir das avaliações dos funcionários foi estabelecido um ranking específico para as empresas em termos dos indicadores considerados na pesquisa. Os dados coletados pela pesquisa possibilitaram ainda a análise estatística descritiva e de regressão simples, indicando evidências de associações fortes entre alguns dos indicadores, sugerindo algumas associações mais moderadas entre oportunidade de carreira e diversidade, e alta liderança e qualidade de vida. A variável qualidade de vida é a que mais explica a variação do índice geral, seguido do indicador cultura e valores.
A pesquisa conseguiu demonstrar que as empresas e os setores estão desempenhando em patamares médios semelhantes nos indicadores considerados. A comparação entre o ranking de empresa resultado do estudo e o ranking da revista exame, revela que as duas perspectivas (capital humano e o financeiro, respectivamente) colocam as empresas em posições diferentes em cada ranking. Constatou-se fortes correlações entre o índice geral com qualidade de vida, cultura e valores e remuneração e benefícios. a variável qualidade de vida possui a maior porcentagem, 64,4%, para explicar a variação do índice geral
CESAR, A. M. R. V. C. Medidas de desempenho da área de recursos humanos e seu relacionamento com indicadores de desempenho econômico. REGE, v. 22, n. 1, p. 97-114. 2015
HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2009
OLIVEIRA, P.; LIMONGI-FRANÇA, C. Avaliação da gestão de programas de qualidade de vida no trabalho. RAE Eletrônica, v. 4, n. 1. 2005
SAINJU, B.; CHRIS HARTWELL, C., EDWARDS, J. Job satisfaction and employee turnover determinants in Fortune 50 companies: Insights from employee reviews from Indeed.com. Decision Support Systems. v.141.2021