Resumo

Título do Artigo

A ATUAÇÃO DA UFU FRENTE A PANDEMIA DE COVID-19 – A GESTÃO DE MUDANÇAS EM CENÁRIOS DE CONTINGÊNCIAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

gestão de mudanças
Covid-19
planejamento

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Fernando Mariano Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Peterson Elizandro Gandolfi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

A pandemia de Covid-19 levou a uma situação de emergência global, refletindo diretamente nas Instituições Federais de Ensino Superior, colocando à prova o planejamento e a capacidade de lidar com mudanças. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e documental foi analisada a gestão universitária da UFU no contexto da pandemia de Covid-19, identificando as formas de atuação, o processo de governança e gestão de riscos, além dos impactos das decisões tomadas na formação dos discentes.
Analisar como se configurou a gestão universitária no contexto da gestão de mudanças da Universidade Federal de Uberlândia devido a pandemia de Covid-19, tendo como objetivo central entender como foi a gestão da UFU diante da situação de emergência da pandemia de Covid-19, e como objetivos específicos: 1. Identificar como se configura o processo de planejamento, gestão e governança da UFU. 2. Identificar as ações de enfrentamento da COVID-19 e os impactos na formação dos discentes. 3. Apresentar uma proposta de enfrentamento diante da situação de emergência.
Os autores utilizaram dos assuntos políticas públicas, gestão de riscos, governança pública, planejamento estratégico, organização e gestão das IFES, e o contexto da pandemia de Covid-19. Utilizaram-se artigos, livros, documentos normativos, atas e resoluções.
Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e documental, verificando as atas e resoluções dos Conselhos Superiores da UFU dos anos 2020/2021, o planejamento estratégico e tecnológico da instituição, e relatório de gestão. As hipóteses são: as ações tomadas trouxeram consequências para os discentes, como por exemplo a não conclusão de cursos que precisam de aulas práticas desde março de 2020; as ações tomadas pela instituição, por não terem o planejamento inicial adequado, impactaram de forma negativa o andamento das pesquisas, da extensão e do ensino.
Diagnóstico das ações da gestão, demonstrando que o tempo para tomar decisões impactou na continuidade das atividades acadêmicas, gerando reflexos nos discentes, docentes e técnicos administrativos, condensando períodos dentro de um espaço de tempo menor que o normatizado, uma diminuição de matriculados e aumento da evasão. O calendário curto, as atividades remotas/híbridas e o processo decisório lento, devido à estrutura hierarquizada e burocrática, tornam a missão de oferecer um ensino de qualidade dificultosa, fatores esses agravados pelos cortes orçamentários.
A UFU agiu diante da pandemia de Covid-19, porém cabem ressalvas ao processo decisório, que diminuiu a celeridade e eficiência da cadeia de decisão. O processo administrativo e de tomada de decisões se mostrou burocrático, demandando diversas reuniões para decisões das ações a serem realizadas, impactando no oferecimento de aulas e continuação das atividades. É necessária uma reforma estrutural nas IFES, modificando os processos administrativos, com rearranjo de poder, flexibilização e combate ao excesso de burocracia e corporativismo, equilibrando com os princípios da Administração Pública.
Abrucio, F. L., Grin, E. J., Franzese, C., Segatto, C. I., & Couto, C. G. (2020). Combate à COVID-19 sob o federalismo bolsonarista: um caso de descoordenação intergovernamental. Revista De Administração Pública, 54(4), 663–677. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/81879 Andrade, R. A. (2002). A universidade como organização complexa. Revista de Negócios, 7, 15-28. Audy, J. (2017). A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados,31(90), 75-87. [...]