1 - Eduardo de Moraes Quirino Pequi UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Vérica Freitas de Paula UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - VERONICA ANGELICA FREITAS DE PAULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
Reumo
O contexto de desafios crescentes e cenários em constante mudança faz com que as cadeias de suprimentos cada vez mais aparecem como opção para que as empresas sobrevivam no mercado. Líderes buscam iniciar mudanças estratégicas e operacionais explorando inovações digitais emergentes (LI, 2020). Maçada, Feldens e Santos (2007) afirmam que investimentos feitos em softwares por empresas americanas nos processos de gestão da cadeia de suprimentos atingiram a casa de US$ 3,5 bilhões já em 2001, reforçando a ideia da essencialidade da Tecnologia da Informação (TI) na gestão da cadeia de suprimentos.
Considerando o contexto atual, e os desafios para organizações de diferentes setores, o artigo objetiva descrever aspectos relacionados a inovação, transformação digital e sustentabilidade nas cadeias de suprimentos na indústria do aço. Como objetivos específicos, busca: identificar como as inovações podem ajudar a estreitar laços entre empresas que cooperam entre si; identificar como os impactos ambientais podem ser reduzidos com as inovações tecnológicas; e descrever como essas empresas podem ter prospecção de negócio e crescimento no mercado a partir da inovação na cadeia de suprimentos.
Para construir o arcabouço teórico deste estudo e apoiar as análises dos dados coletados, o referencial teórico do artigo traz cinco seções. A primeira aborda a Inovação e a Transformação Digital, desde a primeira revolução industrial. Em seguida tem-se Economia Circular e Sustentabilidade, seguida de uma seção dedicada aos conceitos relacionados a Cadeia de Suprimentos. A Inovação na Cadeia de Suprimentos é o tema da quarta seção e, encerrando a revisão da literatura, tem-se os Mercados B2B (Business-to-business), considerando a escolha do setor siderúrgico como objeto de análise.
A pesquisa é descritiva, com análises de dados qualitativos a fim de identificar e descrever as ocorrências de inovação, transformação digital e sustentabilidade na cadeia de suprimentos do aço. A pesquisa conta com uma revisão de literatura e entrevistas com três empresas do setor de aço que atuam no Brasil. As entrevistas ocorreram por meio eletrônico (ligações telefônicas e reuniões no Microsoft Teams®) com apoio de roteiro semiestruturado, foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados obtidos nas empresas estudadas foram analisados com apoio dos softwares Excel® e KH Coder®.
Os resultados foram agrupados nos eixos Inovação, Transformação digital e Sustentabilidade. As empresas A e B estão em posição diferente da C na cadeia de suprimentos. Identificou-se as inovações que ajudam a criar laços entre as empresas que cooperam entre si; como as inovações promovem prospecção de mercado e crescimento das empresas; e também os impactos ambientais e como podem ser reduzidos a partir da análise das práticas sustentáveis das empresas entrevistadas. Percebe-se constância e comunalidade entre as práticas inovadoras e sustentáveis das organizações do setor do aço estudadas.
Os dados obtidos confirmam a literatura. Destaca-se melhoria na experiência do cliente final – as empresas buscam fornecer praticidade e agilidade nos processos logísticos. Constata-se utilização de dados para geração de informações faz com que as empresas consigam: maior participação de mercado, processos mais assertivos, cadeia de suprimentos afetada positivamente, processos integrados e informatizados, confiabilidade e efetividade intensificadas. Não observado envolvimento de fornecedores em inovação. As empresas empregam inovação para melhor relacionamento com clientes e gestão de estoque.
LI, F. Leading digital transformation: three emerging approaches for managing the transition. International Journal of Operations & Production Management. v. 40, n. 6, 2020.
VERHOEF, P.C.; BROEKHUIZEN, T.; BART, Y.B.; BHATTACHARYA, A.; DONG, J.Q.; FABIAN, N.; HAENLEIN, M. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, v. 122, 2021.
WONG, C.W.Y.; LAI, K-h; CHENG; T.C.E. Value of Information Integration to Supply Chain Management: Roles of Internal and External Contingencies. Journal of Management Information Systems. v. 28, n. 3, 2012.