1 - Agustin Perez Rodrigues PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Perdizes
Reumo
No presente projeto, procuramos apresentar os principais elementos introdutórios ao tema empreendedorismo, tomando como exemplo a realidade brasileira. Partimos da constatação de que o empreendedorismo social emerge ante a crescente problematização social, a redução dos investimentos públicos no campo social, o crescimento das organizações do terceiro setor e da participação das empresas no investimento e nas ações sociais. Atualmente, o empreendedorismo social se apresenta como um conceito em desenvolvimento, mas com características teóricas, metodológicas e estratégicas próprias, sinalizando
Entender o papel do empreendedor social na sociedade.
Conhecer as principais características dos empreendedores, e sua importância na geração de renda, suas estratégias bem-sucedidas.
Possibilitar a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade.
Promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis
Workshop, exercícios, estudos de caso, vídeo aula, entrevistas, webinar, podcast, seminários, dinâmicas de grupo.
Reflexões sobre mudanças no ambiente competitivo, no mercado de trabalho e crescente importância da inovação da ação empreendedora, sustentabilidade, Economia circular, logística reversa, lixo zero, impactos na sociedade.
Desenvolver capacidade analítica e profissional, através de compartilhamento de experiencias empresarias vividas, dinâmicas, voltadas aos valores e ações sociais, em constante mudanças na sociedade.
Possibilitar a construção de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade.
Promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades vulneráveis
BERTOLINO, C. S. P. et al. Gestão Social, Redes sociais e a Produção Acadêmica: visita aos Anais dos EnAPGs de 2004 a 2012. ENANPAD XXXVIII, Rio de Janeiro, 2013.
DORNELAS, José. Empreendedorismo – transformando ideias em negócios. 7ºed. São Paulo: Empreende, 2018.
KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0; Technology for Humanity. EUA: Wiley, 2021.
OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social no Brasil: fundamentos e estratégias. Tese (Doutorado)- Universidade Estadual Paulista - Unesp, Franca, 2004.
PARENTE, Cristina. Empreendedorismo social em Portugal.Porto
No presente projeto, procuramos apresentar os principais elementos introdutórios ao tema empreendedorismo, tomando como exemplo a realidade brasileira. Partimos da constatação de que o empreendedorismo social emerge ante a crescente problematização social, a redução dos investimentos públicos no campo social, o crescimento das organizações do terceiro setor e da participação das empresas no investimento e nas ações sociais. Atualmente, o empreendedorismo social se apresenta como um conceito em desenvolvimento, mas com características teóricas, metodológicas e estratégicas próprias, sinalizando