Resumo

Título do Artigo

VALIDAÇÃO DA ESCALA DE SUCESSO SUBJETIVO NA CARREIRA (DAIA-CSS) ENTRE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sucesso subjetivo
Sucesso na carreira
Carreira

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Nágila Giovanna Silva Vilela
FACEC - Faculdade de Administração e Ciências Econômicas - Administração
2 - Tania Casado
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

Tradicionalmente, as carreiras são julgadas externamente por medidas objetivas, tais como posição hierárquica, status e salário, permitindo que o sucesso na carreira seja diretamente observado por terceiros, a partir de critérios visíveis e padronizados. No entanto, tem crescido o interesse pelo componente subjetivo da carreira, em que os próprios indivíduos apreciam suas carreiras e mensuram o sucesso subjetivo por meio de indicadores como impacto positivo, autorrealização, equilíbrio trabalho-vida, sucesso financeiro, entre outros.
A mais recente escala de mensuração do SS – The Dual Aspect Importance & Achievement Career Success Scale (DAIA-CSS) (Briscoe et al., 2021) – vai além de compreender o quanto o indivíduo está satisfeito/realizado com o nível de sucesso que alcançou em sua carreira, mas ainda mede o quanto cada aspecto da carreira é importante para o respondente. A escala de SS desenvolvida por Jon P. Briscoe e colegas, apesar de ter sido publicada em 2021, já vinha sendo construída há alguns anos pela equipe de pesquisadores do grupo 5C (cross-cultural collaboration on contemporary careers).
O objetivo deste artigo foi validar a DAIA-CSS, em português, no contexto dos professores universitários federais. De acordo com Shockley et al. (2016) e Akkermans e Kubasch (2017), o sucesso na carreira é um tópico de considerável interesse de pesquisa. Os estudos sobre a temática tratam principalmente da definição de carreiras de sucesso, preditores e taxonomias, incluindo SO e SS (Shockley et al., 2016; Akkermans & Kubasch, 2017). Apesar disso, pouco se sabe sobre a opinião de professores no que diz respeito ao sucesso e à satisfação em suas carreiras (Araújo, Miranda, & Pereira, 2017).
Para validar a DAIA-CSS, em português, no contexto dos professores universitários federais, em um primeiro momento foi realizado o pré-teste com 10 professores. Foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para examinar a adequação da estrutura fatorial das sete dimensões do modelo de mensuração (MM) DAIA-CSS: Aprendizagem e Desenvolvimento, Equilíbrio Trabalho-Vida, Impacto Positivo, Empreendedorismo, Relações de Trabalho Positivas, Segurança Financeira e Sucesso Financeiro. A validação se deu a partir de uma amostra de 999 professores universitários.
Por meio da técnica de Análise Fatorial Confirmatória, dos ajustes no modelo de mensuração de acordo com os acréscimos dos índices de modificação e correlações entre os itens, da verificação dos indicadores de ajuste geral do modelo e das validades convergente e discriminante, foram encontradas evidências de validade para a estrutura fatorial do instrumento de mensuração DAIA-CSS.
Para os indivíduos, ter o conhecimento sobre o que contribui para o sucesso subjetivo pode auxiliar na compreensão sobre si mesmo, além de propiciar maior satisfação com a vida, estado mental e bem-estar psicológico (Shockley et al., 2016; Choi & Nae, 2020). Para as organizações, a compreensão das diferenças individuais quanto à importância e realização do sucesso subjetivo pode contribuir para que políticas e práticas de recursos humanos sejam implementadas.