Gestão do conhecimento
Gestão da Inovação
Análise de Redes Sociais
Área
Gestão da Inovação
Tema
Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
Autores
Nome
1 - Joyce Campelo Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Informação e Comunicação
2 - Alex Fabianne de Paulo UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Informação e Comunicação
Reumo
Uma das principais áreas do conhecimento que estudam o domínio do conhecimento acerca da informação é a Ciência da Informação (CI). A CI é um campo de estudo que possui duas grandes vertentes que se dedicam ao estudo dos processos de criação, uso e transferência de informações e conhecimentos, sendo elas a Gestão da Informação (GI) e a Gestão do Conhecimento (GC). Apesar da GC e da GI administrarem ativos diferentes, com a GI gerenciando informações e a GC gerenciando conhecimentos, elas estão relacionadas e uma sustenta a outra.
Considerando que a maioria das inovações são idealizadas com base em informações e conhecimentos, faz-se necessário estudar o domínio do conhecimento acerca da informação para que se chegue na forma mais adequada de gerenciar as informações e os conhecimentos envolvidos no processo de inovação. Este artigo busca traçar um panorama dos conhecimentos científicos a respeito das temáticas sobre inovação, gestão do conhecimento (GC) e gestão da informação (GI).
Compreende-se GI como um estudo dos processos informacionais que envolvem a forma como a informação é organizada, armazenada, recuperada e utilizada na tomada de decisões e para construir novos conhecimentos. A GC remete a ações associadas ao processo de criação, organização, difusão e uso do conhecimento com a finalidade de propiciar o seu compartilhamento. Gestão da inovação esta alicerçada na administração de processos onde conhecimentos são absorvidos, assimilados, compartilhados e utilizados com a finalidade de gerar novos conhecimentos para serem agregados em novos produtos ou serviços.
As análises estatísticas gerais demonstram que tanto o número de artigos publicados quanto o número de citações tiveram um crescimento expressivo ao passar das décadas, onde 73,2% dos artigos e 52% das citações se concentram na última década. Os assuntos predominantes das décadas utilizam os conceitos de GC e GI voltados para o ambiente organizacional. Evidencia-se que os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, China, Austrália e Itália são os principais geradores de conhecimentos científicos que envolvem as temáticas de GC, GI e a inovação de forma conjunta.
É possível concluir que as temáticas se desenvolveram bastante ao longo das décadas, principalmente no âmbito organizacional. Em termos de cooperação, apesar de poucas colaborações entre países (19,5%), nota-se que elas são bem diversificadas entre os países e continentes, porém há alguns nós que concentram as relações mais intensas, ou seja, as colaborações mais frequentes. Assim, nota-se que atores como EUA e Reino Unido se consolidam como países que dominam as discussões quando se relaciona as temáticas GC, GI e inovação, inclusive com fortes relações de cooperação com diversos países.
Choo, C. W. (2003). A organização do conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões (E. Rocha, Trad.). Editora Senac São Paulo.
Drucker, P. F. (1988, janeiro 1). The Coming of the New Organization. Harvard Business Review, 1–12.
Valentim, M. L. P., & Tenório, L. C. V. (2020). Conceitos e definições sobre gestão do conhecimento. Em A. V. Carvalho & P. A. Barbosa Neto (Orgs.), Desafios e perspectivas em gestão da informação e do conhecimento (p. 70–111). EDUFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29754