Resumo

Título do Artigo

É ESSE O SONHO QUE SONHEI? Um dilema entre ganhar escalabilidade ou manter o propósito da marca
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Marketing
Comportamento do Consumidor
Propósito da Marca

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Taís Araújo dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus 1
2 - Diana Lucia Teixeira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA
3 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
4 - HELEN SILVA GONCALVES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

Este caso tem como objetivo propiciar a discussão sobre a tomada decisão que envolve propósito e valores de marca versus escalabilidade de negócio. O dilema gerencial enfrentado pela empresa É Nozes está envolvido pela narrativa da história pessoal de Maurício, o gestor. Após tentativas de alavancar o negócio, Maurício recebe uma proposta para expandir o mix de produtos da marca, o que pode sacrificar a manutenção da sua estratégia de produto enquanto valor ofertado ao mercado e dos propósitos e valores de marca até então consolidados
Esse caso para ensino tem como objetivo promover reflexão e discussão a respeito de decisões de negócios, considerando aspectos estratégicos de marketing e de elementos do composto de marketing. Nesse sentido, propomos que possa auxiliar os alunos a desenvolverem competências como (1) avaliar estrategicamente a importância do propósito e do posicionamento da marca, (2) identificar e sugerir possíveis melhorias nos elementos do composto de marketing, e (3) exercer a tomada de decisão em marketing.
Os dados foram coletados de forma primária, a partir de uma entrevista qualitativa semiestruturada com o proprietário da É Nozes e protagonista do caso, que autorizou a publicação da sua história. A entrevista aconteceu por meio de uma chamada de vídeo com duração de 1 hora e 30 minutos, sendo posteriormente transcrita para análise. Além disso, foram levantadas informações das redes sociais (Instagram, Blog e Youtube) da marca É Nozes, bem como do site no qual o e-commerce funciona.
Sugerimos que este caso possa ser aplicado nas disciplinas de Administração de Marketing e de Comportamento do Consumidor, no curso de Administração e em outros cursos da área de comunicação e marketing, tanto na graduação como na pós-graduação lato-sensu.
Ferrell, O. C. & Hartline, M. D. (2016). Estratégia de marketing. Tradução da 6ª edição norte-americana. Cengage Learning Brasil. Hoyer, W. D. & Macinnis, D. J. (2011). Comportamento do Consumidor. Tradução da 5ª edição norte-americana . Cengage Learning Brasil. Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual Editora. Pride, W.M. & Ferrel, O.C. (2016) Fundamentos de Marketing: Conceitos e Práticas. Tradução da 6ª edição norte-americana. Cengage Learning Brasil.