Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Paloma Monteiro de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Camila Cristina Rodrigues Salgado UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DCSA/CCHSA
Reumo
Lidar com ambientes que apresentam características de instabilidade exige das empresas uma resposta rápida e o desenvolvimento de capacidades que as auxiliem a superar os momentos turbulentos. As Capacidades Dinâmicas são uma competência chave com potencial de aumentar a capacidade dos gestores na busca por soluções mais criativas.
A pandemia da Covid-19 afetou as empresas globalmente com questões como o isolamento social, restrições à mobilidade da mão de obra, ruptura de cadeias de suprimentos e redução de fornecimentos, menor confiança do consumidor etc.
Um dos setores que foram impactados com as ações utilizadas para controlar a pandemia da Covid-19 foi o setor hoteleiro. Considerando os impactos decorrente das medidas restritivas, chega-se a seguinte questão de pesquisa: quais as estratégias de enfrentamento à crise gerada pela pandemia da Covid-19 de hotéis do Brejo Paraibano? Logo, objetiva-se, partir da ótica das capacidades dinâmicas, identificar as estratégias de enfrentamento à crise gerada pela pandemia da Covid-19 de um hotel localizado na microrregião do Brejo Paraibano.
Segundo Garcia (2017), a teoria das Capacidades Dinâmicas surgiu como uma necessidade de suprir as lacunas deixadas pelos modelos que analisam a vantagem competitiva das organizações. Teece, Pisano e Shuen (1997) a definem como a capacidade que a empresa tem de integrar, construir e reconfigurar competências internas e externas capazes de lidar com ambientes dinâmicos.
A vantagem competitiva é alcançada, portanto, pela forma como as coisas são feitas, especificamente nos termos das rotinas, padrões de prática ou aprendizagem utilizada (BOJESSON; FUNDIN, 2021).
Este estudo possui caráter descritivo e é classificado como um estudo de caso, tendo como principal técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A entrevista ocorreu em abril de 2022, de forma remota, com a diretora geral do hotel analisado, seguindo um roteiro pré-estabelecido baseado nos estudos de Garrido et. al (2020), Santos e Zilber (2014) e Teece (2007). A partir de uma abordagem qualitativa, os resultados foram analisados fazendo o uso da análise de conteúdo.
A partir da análise dos resultados, as estratégias de enfrentamento à crise causada pela pandemia da Covid-19 identificadas foram: a observação informal, o monitoramento do mercado pelas redes sociais, os agendamentos das hospedagens e refeições, o delivery do restaurante, a comercialização de cestas de cafés e combos, o uso de novas tecnologias e as medidas preventivas inseridas de maneira definitiva nos procedimentos do hotel.
Os achados permitem afirmar que as capacidades dinâmicas apresentam um alto potencial contributivo para as estratégias de enfrentamento à crise gerada pela pandemia da Covid-19, visto que elas permitem que oportunidades e ameaças sejam percebidas, assim como buscar ações práticas para aproveitar essas oportunidades e meios para evitar que as ameaças prejudiquem a vantagem competitiva.
TEECE, D. J. Explicating dynamic capabilities: The nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007.
YACOUB, L.; ELHAJJAR, S. How do hotels in developing countries manage the impact of COVID-19? The case of Lebanese hotels. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 33, n. 3, p. 929-948, 2021.