Inovação Social
Racionalidade
Organização da Sociedade Civil
Área
Gestão da Inovação
Tema
Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade
Autores
Nome
1 - Leandro dos Santos Bernardes UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Florianópolis
2 - Jacir Leonir Casagrande UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedra Branca
3 - Pricila Cardoso Borba UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Dib Mussi
4 - Sibeli Cardoso Borba Machado UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Palhoça
Reumo
A evolução da sociedade trouxe demandas complexas que carecem de ampla visão e novas abordagens que possam engajar as pessoas em iniciativas capazes de soluções efetivas ou inovadoras, especialmente no que tange ao direito a vida, a inclusão e ao bem estar social dos indivíduos. Atuando nesse caminho encontram-se as organizações da sociedade civil, que tendem empreender iniciativas de inovação social que resultem em respostas para o enfrentamento dessas novas demandas. Sob a ótica de Weber, essas iniciativas se desenvolvem sob a perspectiva da racionalidade.
Problema: Quais as características das ações de Inovação Social sob a perspectiva da racionalidade em Weber, desenvolvidas em uma organização social localizada na cidade de Florianópolis-SC?
Objetivo: Analisar as características das ações de Inovação Social sob a perspectiva da teoria da racionalidade, desenvolvidas na organização da sociedade civil objeto de estudo.
Inovação social: Para Murray et al. (2010), traduz-se em novas ideias que, simultaneamente, satisfazem necessidades sociais e criam novas relações ou colaborações sociais.
Racionalidade em Weber: Para Weber (2009), as ações dos indivíduos são impulsionadas por contextos sociais que evidenciam-se de diferentes formas e podem, também, serem explicadas pela predominância das racionalidades específicas de cada indivíduo.
Natureza: Teórico-empírico
Objetivo: Exploratório
Abordagem: Qualitativo
Coleta de Dados: Documental e entrevista
Método de Análise: Análise de conteúdo
Os resultados apontam as características dos principais projetos desdobrados pela organização objeto de estudo, levando em consideração as dimensões de racionalidade propostas por Weber.
A conclusão da pesquisa aponta para predominância de racionalidade ligada a valores no sistema de decisão da organização objeto de estudo.
MURRAY, Robin; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G.The open book of social innovation. Social innovator series: Ways to design, develop and grow social innovation. London: NESTA/Young Foundation, 2010.WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasilia: Unb, 2009.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, ed. 5. 2002
WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasilia: Unb, 2009.