Criatividade
Processo Criativo
Motivadores da Criatividade
Área
Gestão da Inovação
Tema
Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação
Autores
Nome
1 - Heloisa Rosa UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Fernando Cesar Lenzi UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Gustavo Behling UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Carlos Ricardo Rossetto UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
Reumo
As indústrias dependem diretamente da criação constante em seus produtos, processos ou atividades para alcançar o sucesso. Os estudos sobre a criatividade abordam os processos criativos atrelados a aspectos cognitivos, conativos, emocionais, ambientais e sociais. O contexto atual do campo aponta que inúmeros foram os estudos focados no indivíduo, que buscam compreender as influências e processos existentes para se alcançar um resultado criativo.
Os pesquisadores buscam compreender o que é a criatividade, mas poucos buscam compreender onde ela está, de fato (Csikszentmihalyi, 2014), direcionando pouca atenção ao meio criativo e apresentando uma visão limitada do processo (Glaveanu et al., 2019; Glăveanu, 2020; Sternberg & Karami, 2021). Por isso, este artigo tem como objetivo criar um modelo integrativo do sistema de influência de criatividade, que represente os elementos ambientais, sociais, cognitivos e suas interrelações existentes na proposição de uma solução criativa.
O produto Criativo, original e efetivo, é alcançado a partir de processos criativos que exploram momentos de divergência e seleção de ideias (Amabile, 1983; Jankowska et al., 2018). Seu processo é influenciado por fatores que podem ser representados por habilidades intelectuais (An et al., 2016; Sternberg, 2020), estilos de personalidade (John et al., 2008; Kaufman et al., 2016), sentimentos afetivos (Tuan, 2020), motivação (Li et al., 2020; Zhu et al., 2018), contexto social e redes de contato (Perry-Smith & Mannucci, 2017) e contexto cultural (Glaveanu et al., 2019).
O método de Análise Qualitativa Interativa (AQI, ou IQA – Interactive Qualitative Analysis) é utilizado nesta pesquisa. Para que os dados fossem coletados nas técnicas apresentadas (Grupo Focal e Entrevistas), cerca de 12 profissionais compareceram ao grupo focal e entrevistas, permitindo a qualidade amostral exigida pelo método (Behling et al., 2022; Northcutt & McCoy, 2004). Os participantes foram representados por profissionais entre 23 e 32 anos, com atuação nas áreas de direção de arte, redação, produção audiovisual e planejamento.
O modelo mental apresentado insere os motivadores da criatividade com influências lineares não havendo processos cíclicos, por exemplo. Ainda, os achados aqui demonstram que elementos externos como Cenário, Pausas (Break) e Estímulos configuram os principais motivadores de elementos secundários, como Setup, Mood e Mergulho, também compreendidos como elementos internos do indivíduo.
Os insights foram capazes de apontar seis principais motivadores da criatividade: Mergulho, Cenário, Setup, Mood, Break e Estímulos. Este artigo provocou uma revisão de abordagem em que tais elementos estão inseridos. Os achados apontam um direcionamento de elementos processuais para uma visão contextual da criatividade, eliminando assim as etapas de Planejamento e Documentação ou Incubação do processo criativo, enquadrando-as a aspectos motivacionais. Adicionalmente, este estudo possibilitou que fossem atribuídos níveis de influência entre todas as afinidades.
Amabile, 1983; An et al, 2016; Behling et al, 2022; Botella et al, 2013; Csikszentmihalyi, 2014; Glăveanu, 2020; Glăveanu et al, 2019; Hennessey, 2015; Jankowska, 2018; John, 2008; Kaufman et al , 2016; Li et al, 2020; Northcutt & McCoy, 2004; Perry-Smith & Mannucci, 2017; Sternberg, 2020; Sternberg & Kararmin , 2021; Tuan, 2020; Zhu et al, 2018.