Resumo

Título do Artigo

Proposta para a identificação de problemas organizacionais relevantes para a pesquisa em Compras no Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Compras
Mestrado Profissional
Academia e empresas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - GUSTAVO MENONCIN DE CARVALHO PEREIRA
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - SÃO PAULO
2 - JESSICA DA COSTA CRUZ
Faculdade FIA de Administração e Negócios - Mestrado Profissional
3 - BRUNA MENDES DA SILVA
Fundação Instituto de Administração - FIA - Sao Paulo
4 - Camila Rorato
Fundação Instituto de Administração - FIA - Ruth Cardoso
5 - FABIO CERQUINHO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração: Grupo de Pesquisa CIEC

Reumo

Sendo tema relevante para as empresas, mas pouco estudado no Brasil, o tema Compras, apresenta dificuldades para se fazer pesquisa no país. Em contrapartida, tem apresentado importantes avanços nas últimas décadas na comunidade acadêmica internacional. O pouco interesse em pesquisa no país pode ser justificado pela falta de linhas de pesquisa oferecidas pelos programas de mestrado brasileiros, além das empresas não identificarem problemas organizacionais que devem ter mais rigor e ciência para sua investigação e resolução. O caminho da pesquisa em Compras está vindo de iniciativas pessoais.
Através de interação entre academia e empresas, foram identificadas 3 mestrandas da Faculdade FIA Administração de Negócios que são profissionais de Compras que buscaram o mestrado profissional como uma maneira de ter acesso a conteúdo acadêmico e também a metodologias que possam ajudar na soluçãom dos problemas que enfrentam profissionalmente relacionados a compras.
O problema é como promover maior pesquisa em Compras no Brasil. Revisitando a oferta de linhas de pesquisa no tema nos programas de mestrado e doutorado, não se encontra oferta que atraia pesquisadores acadêmicos para pesquisas empíricas, bem como eventos científicos que discutam exclusivamente o tema. Aliado a isso, as mestrandas não têm o melhor ambiente para a pesquisa, pois conciliam suas atividades profissionais e acadêmicas num tema que nao é desenvolvido estruturalmente nos programas de mestrado.
Entrevistas semi estruturadas com as mestrandas foram conduzidas, com o objetivo de enteder 3 dimensões de entraves a pesquisa: i) condições de trabalho para o ambiente da pesquisa; (ii) baixa interação dos pesquisadores entre si e com as demandas das organizações e (iii) falta de comprometimento e capacitação dos pesquisadores.
Condições de trabalho para o ambiente da pesquisa não são as mais favoráveis: profissionais com experiência iniciando sua jornada acadêmica, e isolados, não há a contrapartida dos programas de mestrado para as empresas; o mestrado profissional está viabilizando esta interação, criando uma alternativa viável para este caminho. Profissionais desenvolvendo mestrado são futuros gestores a preencherem a lacuna de incentivo a pesquisa. A complexidade dos problemas tratados em Compras, exige maior capacitação e formação.
Uma função que tem como foco as relações de fornecedores com empresas compradoras exige maior pesquisa e formação no país. Envolve questões técnicas e éticas, além do volume de gastos que uma empresa destina para adquirir produtos e serviços. Propondo o caminho de profissionais irem até os programas e buscarem espaço para desenvolverem seus temas, e assim atraindo pesquisadores para pesquisas no tema, irá contribuir para que problemas relacionados a Compras possam ser tratados de forma técnica e investigativa, contribuindo para a melhor gestão dos recursos privados e públicos.