Resumo

Título do Artigo

COMO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL INFLUENCIAM OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS? O CASO DA RAÍZEN
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Palavras Chave

Internacionalização
Empresa multinacional
Sustentabilidade

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Renata Luiza de Castilho Rossoni
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Diogo Barbosa Leite
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
3 - Renata Benigna Gonçalves
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
4 - Mario Henrique ogasavara
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
5 - Manolita Correia Lima
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

O caso de ensino apresenta a Raízen, uma multinacional brasileira de base sucroenergética com negócios ligados à produção de biocombustíveis e açúcar, marketing, serviços e mercados de proximidade. Em 2020, a empresa assumiu o compromisso público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Um total de dez compromissos foram apresentados, ligados a 17 ODS. O dilema do caso reside em como a Raízen pode conciliar os ODS previstos na Agenda 2030 com uma atuação cada vez mais internacional e diversificada.
O objetivo do caso de ensino é fomentar reflexões sobre como a atuação internacional de uma empresa sucroalcooleira pode ser influenciada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os objetivos secundários são: 1) Categorizar as práticas da Raízen com base nos ODS; 2) Avaliar como a dotação de certas práticas do país sede pode apoiar a realização dos ODS nos países anfitriões; 3) Propor cenários para a atuação internacional da empresa considerando os ODS e o portfólio de negócios diversificado da Raízen.
Dados e informações sobre a empresa foram obtidos de fontes publicamente disponíveis, por exemplo, site, portais de notícias nacionais e internacionais, relatórios de mercado, documentos institucionais, vídeos, etc. Os personagens, falas e a empresa de consultoria são fictícios e foram utilizados como recurso didático da ferramenta educacional. Uma autorização para publicação do trabalho foi obtida formalmente junto a empresa.
O caso pode ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação, especificamente em disciplinas ligadas a Negócios Internacionais, Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e Estratégia, ou quaisquer outras que desenvolvam relações entre negócios internacionais e sustentabilidade.
Dunning, J.H., & Lundan, S.M. 2008. Institutions and the OLI paradigm of the multinational enterprise. Asia Pacific Journal of Management, 25(4):573-593. Montiel, I., Cuervo-Cazurra, A., Park, J., Antolín-López, R., & Husted, B.W. 2021. Implementing the United Nations' Sustainable Development Goals in international business. Journal of International Business Studies, 52(5):999-1030. United Nation. 2021. The 17 goals. https://sdgs.un.org/goals. Accessed 2 December 2021.