Resumo

Título do Artigo

Uma Análise Meta-Métodos Sistemática de Publicações sobre Lazer
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Lazer
Métodos
Publicação

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - George Bedinelli Rossi
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Marketing
2 - Julio Araujo Carneiro da Cunha
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O Lazer é um campo de pesquisa multifacetado que requer abordagens multidisciplinares (Schmalz et al., 2019). Ele vem recebendo influências de outros campos do conhecimento em suas publicações com o uso de métodos quantitativos e quasi-experimentais (Parr & Schmalz, 2019), além de constantes apelos ao uso de métodos (Kono & Sato, 2022) e ferramentas quantitativas (Shipley, 2021). o atual crescimento de publicações da área requer uma compreensão aprofundada dos métodos que vem sendo empregados nesses estudos.
O objetivo é verificar o estágio em que se encontra a pesquisa sobre Lazer por padronização nos métodos de pesquisa considerando as estratégias de pesquisa, fontes, coleta e análise dados.
Esta revisão assenta-se na taxonomia de Cooper (1988) cujo foco são os métodos de pesquisa que investigam as variáveis chave, medidas e métodos de análise sendo este a ênfase deste artigo. A perspectiva adotada é a representação neutra, pois, objetiva-se apresentar os resultados e não expor o viés de autores.
O tipo de pesquisa mais usado é a qualitativa. Nela, verifica-se o uso de ampla e variadas estratégias. Dentre um total de 10 tipos diferentes de estratégias, observa-se que a mais utilizada é o estudo de caso único seguida pela etnográfica. Isso demonstra uma área do conhecimento em seus estágios iniciais com esforços orientados às pesquisas exploratórias e qualitativas.
A área em seus estágios iniciais de evolução ainda se foca em estudos qualitativos e exploratórios. Desta forma, ela precisa se desenvolver na direção de estudos mais descritivos e causais, o que requer de seus pesquisadores o uso de técnicas e métodos voltados mais às pesquisas quantitativas.
Cooper, H. M. (1988). Organizing knowledge synthesis: A taxonomy of literature reviews. Knowledge in Society, 1(Spring), 104-126. Parr, M. G., & Schmalz, D. (2019). Leisure studies in the 21st century: Challenges and opportunities in our collective identity. Journal of Leisure Research, 50(4), 372-387. Schmalz, D. L., Janke, M. C., & Payne, L. L. (2019). Multi-, inter-, and transdisciplinary research: Leisure studies past, present, and future. Journal of Leisure Research, 50(5), 389-393.