Resumo

Título do Artigo

EXPERIÊNCIA QUANTO AO FEEDBACK NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DURANTE O ENSINO REMOTO EM UMA IES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Avaliação de Aprendizagem
Ensino Remoto.
Feedback

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Maria Eduarda Ferreira Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Christianne Calado Vieira de Melo Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
3 - Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Ciências Contábeis

Reumo

O ambiente educacional precisou passar por mudanças repentinas com a COVID-19 cujo fenômeno ocasionou a necessidade de um isolamento social, no início da sua descoberta, com o objetivo de diminuir a proliferação da doença levando o país a fechar as portas para todas as atividades que não fossem de necessidades básicas. Com esta nova realidade, a educação no país adotou o ensino remoto por meio da Portaria nº 343, em 18.03.2020, onde alunos e professores conseguiram desenvolver as atividades de maneira não presencial e com caráter temporário de execução (NOVA ESCOLA,2021).
Vivenciando este novo momento, pode-se citar o questionamento de como seria realizado o retorno do feedback das avaliações de aprendizagem aos alunos, sabendo-se que essa devolução dos resultados apresentados pelos docentes, é uma forma de motivá-los, bem como uma maneira de corrigir e melhorar possíveis equívocos na execução dessas atividades. Para atingir o propósito de pesquisa, buscou como objetivo identificar as experiências dos discentes quanto ao feedback na avaliação de aprendizagem nos componentes curriculares ofertados na modalidade de ensino remoto, durante o período da COVID.
O feedback é um processo que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executado por esta, objetivando orientar, reorientar e estimular uma ou mais ações de melhoria. O momento em que esse feedback é recebido consiste em avaliar a importância desse retorno para a melhoria de suas atividades (Consoni, 2010). Dessa maneira, o feedback é a maneira em que poderá ocorrer o processo de comunicação da informação do seu desempenho ao discente e diante da escolha dos diferentes tipos de feedback enviados poderá potencializar diversas reações.
Com o intuito de atender os objetivos, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Os dados foram coletados através de um questionário que foi submetido a fase de validação por especialistas. Os docentes escolhidos para esta fase possuem experiência com o ensino a distância e são docentes da graduação e pós-graduação. Numa perspectiva qualitativa foi disponibilizado um questionário aos discentes, do curso de ciências contábeis, modalidade presencial, que passaram pela experiência do ensino remoto, dentre os quais 117 discentes aceitaram participar da pesquisa.
Os resultados evidenciam que o feedback positivo, aquele no qual os professores incentivam um comportamento, uma parte dos docentes conseguiram fornecer efetivamente motivando o aluno e auxiliando-o no seu desenvolvimento da aprendizagem acadêmica. Já os feedbacks corretivos, visando mostrar e propor mudanças com correções diferenciadas, alguns conseguem realizar essas correções, enquanto outros não, logo, mesmo cientes da sua importância eles não enviam, conseqüentemente, a falta do feedback não ajudará na mudança de comportamento por parte do aluno (MOSCOVICI,2011).
No que se diz respeito à dificuldade para fornecer os feedbacks individuais é necessário analisar alguns fatores. Com relação ao fator tempo, grande parte dos discentes acredita que este é um limitador para que os feedbacks individuais não aconteçam por parte dos professores. Além disso a quantidade de alunos no ensino remoto torna inviável o envio desses feedbacks, já que é possível receber de alguns professores e de outros não há retorno.
CONSONI, Bianca. A importância do Feedback. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, Assis 2010. NOVA ESCOLA, Ensino remoto não é EAD, e nem homeschooling. https://novaescola.org.br/conteudo/20374/ensino-remoto-nao-e-ead-e-nem-homeschooling . Acesso em 23 set 2021. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo 20ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. p.94-96. CONSONI, Bianca. A importância do Feedback. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, Assis 2010. NOVA ESCOLA, Ensino remoto não é EAD, e nem homeschooling. https://novaescola.org.br/conteudo/20