Industria Criativa.
Empreendedorismo Criativo
Criatividade
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Social
Autores
Nome
1 - HERLANE CHAVES PAZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD
2 - Ana Maria Vicente da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
3 - FRANCISCO DENNES ROCHA PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Gestão Publica e Cooperação Internacional
Reumo
O termo indústrias criativas foi criado em 1998 pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte (DCMS), no Reino Unido (UK), e têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individual com potencial de riqueza e geração de empregos por meio da criação e exploração da propriedade intelectual (DCMS, 1998). No século XX temos o empreendedorismo criativo segundo DiMaggio, (1982) e Bilton (2007), atuam nas indústrias criativas, e utilizam o termo entrepreneurship. Depois dessa criação do termo, as indústrias criativas aumentam a uma taxa de crescimento anual de 20% desde 2004
Com a comunicação e a internet, as indústrias criativas vêm ganhando espaço e tornando-se mais interativa, essa interação pode dificultar e influenciar nas necessidades, escolhas, incertezas, tomadas de decisão e laços sociais (Lévy, 1999; 2004; Castells, 2009; Costa, 2008). Por sua importância econômica as indústrias criativas e empreendedorismo criativo apresentam dificuldades para serem inseridas. Diante disso, o objetivo principal da pesquisa, é mapear e caracterizar a produção científica sobre Industrias criativas e Empreendedorismo criativo por meio de um estudo bibliométrico.
O termo indústrias criativas surgiu na década de 1990 como parte de um esforço sistemático dos governos para criar políticas que atendessem às necessidades de áreas como cinema, mídia, publicações, videogames, design e entretenimento interativo que não se encaixavam facilmente nas políticas (Caves, 2000). O Departamento de Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) desenvolveu o conceito de Industrias criativa como “atividades que têm a sua origem na criatividade, competências e talento individual por meio da geração e exploração de propriedade intelectual” (DCMS, 1998, P.5).
Mesmo diante da relevância do assunto “Creative Industries” AND “Criative Entrepreneurship”, foram identificadas 23 publicações em 10 periódicos, uma quantidade considerada muito pequena, dada a emergência de estudos sobre essa temática. Os estudos sobre o assunto mostraram-se concentrados, em 10 países, sendo a Indonésia e Romania os mais produtivos e Portugal os com artigos mais citados. Tendo como trabalho mais citado o Entrepreneurship in different contexts in cultural and creative industries do autor Porfirio (2016) com 17 citações publicado no Journal of Business
Concluiu-se quatro componentes principais sobre o mapeamento da indústria criativas e empreendedorismo criativo que são: Novas tecnologias nas indústrias criativas, educação empreendedora criativa, diferenças e semelhanças de Indústria e Cultura Criativa-ICC, e tipos e comportamentos empreendedores.
Bilton, C. (2007). Management and creativity: From creative industries to creative management. Wiley-Blackwell.
Caves, R. E. (2000). Creative industries: Contracts between art and commerce (No. 20). Harvard University Press.
Department of Culture, Media and Sport (1998), Creative Industries Mapping Document 1998, DCMS, London,
DiMaggio, P. (1982). Cultural capital and school success: The impact of status culture participation on the grades of US high school students. American sociological review, 189-201.