Resumo

Título do Artigo

MOOCS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Moocs
Bibliometria
Tecnologias educacionais

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Marcelo Rezende Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão
2 - Maria Elena Leon Olave
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração -PROPADM e PROFIAP
3 - Fabrício da Silva Attanásio
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Tubarão

Reumo

Os MOOCs (Massive Open Online Courses), cursos online abertos que tem o potencial de impactar milhares de alunos, vem passando por uma constante expansão, adquirindo notoriedade internacional e abrangendo temáticas variadas. Apesar de haver muitos estudos sobre MOOCs, observa-se que as pesquisas dedicadas às revisões de literatura são, em sua grande maioria, revisões sistemáticas, havendo poucas pesquisas bibliométricas. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo apresentar uma análise bibliométrica sobre os trabalhos que abordam o tema MOOCs.
O artigo objetiva apresentar uma análise bibliométrica sobre os trabalhos que abordam o tema MOOCs, verificando a existência de redes de colaboração nas pesquisas sobre o tema, realizando assim um mapeamento que possa contribuir com pesquisadores que desejam conduzir pesquisas sobre ele, a fim de configurar um guia de oportunidades de pesquisa para o público com interesse nos estudos sobre MOOCs.
Os MOOCs podem ser considerados como a quinta geração da educação à distância, proporcionando acesso à educação de qualidade para aqueles indivíduos que, de outra forma, não a teriam (AMEMADO, 2014). Segundo McAuley et al. (2010), um MOOC pode ser considerado um curso online com a opção de inscrição gratuita e aberta, com currículo compartilhado e resultados abertos.
O cerne da discussão envolve lacunas, temas emergentes e oportunidades de pesquisa. As grandes áreas de interesse que exploram o tema são centradas em educação e tecnologia, evidenciando oportunidades de pesquisa nas ciências sociais, como a administração. Campos como gestão, negócios e marketing apresentam uma lacuna evidente nas pesquisas sobre o tema. Com isso, abre-se uma grande janela de oportunidades em pesquisas sobre MOOCs nas diversas áreas da gestão. Alguns temas, considerados tradicionais nas pesquisas em administração, ainda são muito pouco ou nada explorados.
Os achados desta pesquisa demonstram que o tema MOOCs representa expressiva relevância na comunidade de pesquisadores internacionais, perpassando por distintos campos do saber e construindo relações com temas atuais de pesquisas que foram apontados como oportunidades para pesquisadores tanto das áreas de educação e tecnologia, como de outras áreas que podem explorar o tema como foco de interesse, como é o caso da administração e de outras ciências sociais.
ALARIO-HOYOS, C. et al. Proposal for a conceptual framework for educators to describe and design MOOCs. Journal of universal computer science, v. 20, n. 1 p. 6- 23, 2014. KALMAN, Y. M. A race to the bottom: MOOCs and higher education business models. Open Learning: The Journal of Open, Distance and E-Learning, p. 5-14. 2014. MCAULEY, Alexander; STEWART, Bonnie, SIEMENS, George; CORMIER, Dave. The MOOC Model for Digital Practice. SSHRC Knowledge Synthesis Grant on the Digital Economy, 2010. RODRIGUEZ, O. Two distinct course formats in the delivery of MOOCs. Turkish Online Journal of Distance