1 - Marcelo Rezende Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão
2 - Maria Elena Leon Olave UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração -PROPADM e PROFIAP
3 - Fabrício da Silva Attanásio UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Tubarão
Reumo
Os MOOCs (Massive Open Online Courses), cursos online abertos que tem o potencial
de impactar milhares de alunos, vem passando por uma constante expansão, adquirindo
notoriedade internacional e abrangendo temáticas variadas. Apesar de haver muitos
estudos sobre MOOCs, observa-se que as pesquisas dedicadas às revisões de literatura
são, em sua grande maioria, revisões sistemáticas, havendo poucas pesquisas
bibliométricas. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo apresentar uma análise
bibliométrica sobre os trabalhos que abordam o tema MOOCs.
O artigo objetiva apresentar uma análise bibliométrica sobre os
trabalhos que abordam o tema MOOCs, verificando a existência de redes de colaboração
nas pesquisas sobre o tema, realizando assim um mapeamento que possa contribuir com
pesquisadores que desejam conduzir pesquisas sobre ele, a fim de configurar um guia de
oportunidades de pesquisa para o público com interesse nos estudos sobre MOOCs.
Os MOOCs podem ser considerados como a quinta geração da educação à
distância, proporcionando acesso à educação de qualidade para aqueles indivíduos que,
de outra forma, não a teriam (AMEMADO, 2014). Segundo McAuley et al. (2010), um MOOC pode ser considerado um
curso online com a opção de inscrição gratuita e aberta, com currículo compartilhado e
resultados abertos.
O cerne da discussão envolve lacunas, temas emergentes e oportunidades de pesquisa. As grandes áreas de interesse que exploram o tema são centradas em educação e tecnologia, evidenciando oportunidades de pesquisa nas ciências sociais, como a administração. Campos como gestão, negócios e marketing apresentam uma lacuna evidente nas pesquisas sobre o tema. Com isso, abre-se uma grande janela de oportunidades em pesquisas sobre MOOCs nas diversas áreas da gestão. Alguns temas, considerados tradicionais nas pesquisas em administração, ainda são muito pouco ou nada explorados.
Os achados desta pesquisa demonstram que o tema MOOCs representa expressiva
relevância na comunidade de pesquisadores internacionais, perpassando por distintos
campos do saber e construindo relações com temas atuais de pesquisas que foram
apontados como oportunidades para pesquisadores tanto das áreas de educação e
tecnologia, como de outras áreas que podem explorar o tema como foco de interesse,
como é o caso da administração e de outras ciências sociais.
ALARIO-HOYOS, C. et al. Proposal for a conceptual framework for educators to describe and design MOOCs. Journal of universal computer science, v. 20, n. 1 p. 6- 23, 2014.
KALMAN, Y. M. A race to the bottom: MOOCs and higher education business models. Open Learning: The Journal of Open, Distance and E-Learning, p. 5-14. 2014.
MCAULEY, Alexander; STEWART, Bonnie, SIEMENS, George; CORMIER, Dave. The MOOC Model for Digital Practice. SSHRC Knowledge Synthesis Grant on the Digital Economy, 2010.
RODRIGUEZ, O. Two distinct course formats in the delivery of MOOCs. Turkish Online Journal of Distance