Resumo

Título do Artigo

EMOÇÕES, IDENTIDADE & PODER: O perfil da produção científica em estudos organizacionais
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Palavras Chave

Emoções
Identidade
Poder

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Camilla Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Mariane Lemos Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR

Reumo

As emoções possuem um papel singular e o tema está sendo colocado cada vez mais em evidência nas diversas vertentes da Administração e dos Estudos Organizacionais. As emoções são as responsáveis por conectarem ou não uma pessoa a uma organização e, em virtude de tal movimento, percebe-se seu entrelaçamento com a identidade. A identidade, dando-se, de forma evolutiva e reflexiva, corresponde a um processo de construção de significados por parte dos indivíduos e, independente do contexto de atuação, um fator crucial nos elementos que constituem a identidade de um indivíduo é o poder.
Considerando a articulação presente entre as teorias de emoções, identidade e poder, bem como sua relevância aos estudos organizacionais e ao próprio contexto das organizações, teve-se como objetivo principal deste trabalho analisar como as teorias de emoções, identidade e poder são trabalhadas em estudos organizacionais. Assim, partindo-se do questionamento “como as teorias de emoções, identidade e poder são trabalhadas em estudos organizacionais?”, realizou-se uma revisão de literatura em duas bases de dados nacionais (SCIELO e SPELL) e em uma base de dados internacional (WEB OF SCIENCE).
As emoções são um termo “guarda-chuva” por englobarem uma ampla gama de sentimentos experienciados pelos indivíduos durante suas trajetórias(Barsade;Gibson, 2007). A identidade é definida como o processo de construção de significado com base em atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(ais) prevalece(m) sobre outras fontes de significado(Castells,2018). Entende-se o poder como capacidade relacional que permite a um ator social influenciar assimetricamente as decisões de outros atores sociais de forma que favoreça a vontade, interesses e valores do ator detentor do poder (Castells,2019)
Ao traçar os itinerários da pesquisa de emoções, identidade e poder em estudos organizacionais, desvela-se o estado da arte da produção científica internacional, considerando-se a ausência de estudos nacionais, permitindo-nos assim, dar um passo inicial às discussões brasileiras sobre o tema, sinalizando tendências e indicando possíveis caminhos a serem percorridos, bem como diferentes possibilidades metodológicas que permitirão um novo olhar a respeito das dimensões humanas dentro das organizações.
Optou-se por colocar as emoções, identidade e poder em evidência por consequência de ao analisar-se a literatura de cada uma das áreas isoladas, verificar seu possível entrelaçamento e também, por ter-se ciência de que as três teorias trazem grande avanço ao campo de estudos organizacionais. A técnica de revisão de literatura, permitiu assim, relacionar a temática em uma perspectiva mais ampla, trazendo uma melhor compreensão sobre como os estudos a vem trabalhando e quais podem ser os passos futuros.
BARSADE, S.G.; GIBSON, D.E. Why does affect matter in organizations?. Academy of management perspectives, v. 21, n. 1, p. 36-59, 2007. CASTELLS, M. O poder da identidade. Editora Paz e Terra, 2018. CASTELLS, M. O poder da comunicação. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. SNYDER, H. Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of business research, v. 104, p. 333-339, 2019.