Resumo

Título do Artigo

SPIN-OFF ACADÊMICA: análise bibliométrica do setor
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Spin-off acadêmica
Bibliometria
Mapeamento científico

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Gustavo de Paula Pereira
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PPGAdm

Reumo

A interação disposta pela relação entre universidades, parques de pesquisa e, empresas públicas e privadas propicia o desenvolvimento de novas formas e funções organizacionais, desenvolvendo-se por meio de oportunidades reguladoras governamentais mais brandas ao comércio de tecnologia em universidades, e as parcerias público-privadas entre universidades e empresas (MARKMAN; SIEGEL; WRIGHT, 2008).
Buscando contribuir para a reflexão da questão de pesquisa: “como as spin-offs acadêmicas podem agregar valor econômico às pesquisas aplicadas no ambiente universitário?”, este artigo tem como objetivo identificar, por meio da análise bibliométrica, as relações entre palavras-chave, autores e periódicos gerados do mapeamento científico no escopo da pesquisa acadêmica.
Pautada na quantificação do arcabouço teórico acerca de uma temática, a bibliometria possui duas linhas de estudo, sendo a primeira, a análise de desempenho, direcionada a mensuração do impacto das atividades dos elementos integrantes na produção acadêmica, corriqueiramente identificada pela análise de citação. O segundo, o mapeamento científico, tem o intuito de “mostrar os aspectos estruturais e dinâmicos da pesquisa científica” (COBO et al., 2011, p. 146).
Os conhecimentos, habilidades e experiência dos integrantes de uma equipe empreendedora, no contexto da educação, são fatores determinantes no desempenho organizacional (WENNBERG; WIKLUND; WRIGHT, 2011), onde a multidisciplinaridade do desenvolvimento do conhecimento encontra-se favorecido diante do contexto de acessibilidade dos múltiplos ambientes de pesquisa aos quais um spin-off acadêmico possui acesso (FINI et al., 2011).
O método bibliométrico possibilita a exploração da temática, subsidiando o estudo das spin-offs acadêmica, permitindo a análise destas formas de empreendimento com relação a organização-mãe, sendo elas, as universidades e institutos de pesquisa. Os resultados mostraram que, em se tratando de uma temática multidisciplinar, a influência destes empreendimentos superam a sustentabilidade das universidades, propiciando o desenvolvimento da sociedade, instituições, indústria e o desenvolvimento regional.
Com base nos estudos de Zupic e Cater (2015), este artigo utilizou o fluxo de trabalho desenvolvido pelos autores para a utilização da análise de citação, análise de co-citação e análise de co-palavras como métodos bibliométricos.