Pensamento Estratégico
Modelo Mental
Processo Ensino-Aprendizagem.
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - Flávio Bressan CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA - CPS - FATEC MOGI MIRIM / SUMARÉ
Reumo
O ambiente VUCA e a enorme volume de informações requer dos executivos decisões complexas tomadas ad hoc, que aplicam sua competência estratégica para reconhecer oportunidades, ameaças e desenvolver vantagem competitiva. Desenvolver a competência estratégica é um objetivo dos cursos de Gestão Estratégica, mas os professores queixam-se da dificuldade dos alunos para lidar com questões estratégicas. estudar a competência estratégico e sua ocorrência entre alunos por meio dos Modelos Mentais pode ser útil no planejamento do ensino e ajudar a compreender as dificuldades relatadas.
O problema de pesquisa é “porque os alunos apresentam dificuldades para pensar estrategicamente?”. O objetivo deste trabalho foi apresentar o conceito de modelo mental e pensamento estratégico, discutir a relação entre eles, verificar se a amostra de alunos - brasileiros e espanhóis - apresentam as características básicas necessárias para o pensamento estratégico por meio da avaliação da ocorrência do modelo mental estratégico (smm), propicio a este modelo de pensamento e analisar seu impacto no planejamento do ensino da gestão estratégica.
O PE tem sido relacionado com capacidade de coletar e processar uma grande quantidade de informações, considerar simultaneamente uma longa gama de fatores dentro-fora da organização, compreender a cena global - passado, presente e futuro e, dessa massa de informações, selecionar o que é realmente importante e significativo para tomar decisões estratégicas eficazes. Modelo Mental é definido como o modo padrão de funcionamento neurocognitivo de uma pessoa e ele impacta o processo de ensino-aprendizagem. O SMM tem sido identificado como o mais propicio ao PE.
Os dados indicam baixa incidência do SMM entre brasileiros e espanhóis, um indicativo da dificuldade para o PE. Isso deve ser levado em conta no processo de ensino-aprendizagem, pois, por meio de atividades voltadas ao desenvolvimento do SMM, é possível melhorar a competência estratégica. Ao trabalhar desta forma é preciso ter em mente que o objetivo é a modificação dos paradigmas e do mindset dos alunos. Como não possuem experiência neste tipo de atividade, poderão sentir desconforto e desprazer. Por isso, é necessário estar ciente e cuidar da necessidade de segurança psicológica deles.
Levar o MM em consideração no processo de ensino é um esforço valido e recompensador, pois possibilitará que as mentes dos alunos deixem de ser passivas, aceitando sem questionar e apenas reproduzindo conteúdos; possibilitará reacender a curiosidade, a disposição para experimentar novas ideias, novas perspectivas e criar novas combinações, ou seja, pensar estrategicamente. Isso é mandatório: a tecnologia, a economia, os requisitos do trabalho, o que sabemos e precisaremos conhecer, cada vez mais, serão de maior complexidade, demandarão capacidade para o PE para resolver problemas, criar novas
BRESSAN, F. The Executive’s Personal Characteristics Influences on the Strategic Decision-Making Process. In: Closing the Gap Between Practice and Research in Industrial Engineering. Springer, Cham, 2018. p. 19-28. FELDER, Richard M.; BRENT, Rebecca. Teaching and learning STEM: A practical guide. John Wiley & Sons, 2016. FEUERSTEIN, R. et al., Beyond smarter: Mediated learning and the brain's capacity for change. Teachers College Press, 2015. JUNG, C. G. Contribution to the study of psychological types. 1916..Keirsey, D.; Bates, M. M. (). Please understand me. Del Mar, CA: Prometheus Nemesis,