Gestão de projetos sociais
Organização Não-Governamental
Terceiro Setor
Área
Administração Pública
Tema
Gestão Social e Organizações do Terceiro Setor
Autores
Nome
1 - Vitor Rodrigues de Freitas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Luciano Mendes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura
3 - Catarina Barbosa Careta UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura
4 - Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
Reumo
As questões relacionadas à gestão de projetos já são conhecidas, estudadas e aplicadas há tempos no segundo setor (empresas privadas), pois muitos dos projetos desenvolvidos pelas empresas privadas atendem a metas, prazo, custo e especificações planejadas, visando atender aos objetivos de negócio que o justificaram. No caso do terceiro setor (organização da sociedade civil sem fins lucrativos) este ainda é um desafio a ser superado.
O problema de pesquisa neste artigo é: qual a percepção geral de funcionários e voluntários de Organizações Não-Governamentais (ONG’s) que atuam em causas ambientais com relação ao uso e aplicação de ferramentas e métodos de gerenciamento de projetos? Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção geral de funcionários e voluntários de Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam em causas ambientais no que tange ao uso e aplicação de ferramentas e métodos de gerenciamento de projetos
Goulart et al. (2022) aponta como os projetos sociais confrontam incertezas, tensões, ambiguidades e conflitos durante seu desenvolvimento, ocasionando muitas vezes uma distância significativa entre as intenções do projeto e os resultados e impactos observados. Esse recorte evidencia a importância de se discutir e desenvolver conhecimentos e técnicas de gestão de projetos específicas para os projetos sociais. A gestão de projetos no terceiro setor é um fator essencial para inovação e aumento da capacidade gerencial das organizações (OLIVEIRA, 2019).
A presente pesquisa foi realizada a partir de uma pesquisa quantitativa, mas com análises qualitativas e descritivas. O levantamento de dados se deu por meio de um questionário quantitativo do tipo survey, utilizando uma Escala Likert para posterior análise. O questionário foi divulgado por meio de e-mail, grupos de WhatsApp e via LinkedIn durante o período de 5 de maio de 2022 a 19 de junho de 2022, contando com um total de 100 respostas de voluntários que aceitaram participar da pesquisa. Para o tratamento dos dados coletados foi utilizado o Software R (RStudio).
Com base nas respostas do questionário aplicado na pesquisa e na análise das 6 categorias construídas (Cultura organizacional, Competências Comportamentais, Construção Coletiva, Estudos e Conceitos e Impacto das ferramentas), é possível inferir que o ecossistema do terceiro setor está ciente sobre a importância do gerenciamento de projetos e seus profissionais estão buscando diferentes níveis de capacitação, evidenciado pelos 68% (45) de respondentes que já realizaram algum tipo de curso sobre o tema buscando capacitação profissional.
A importância da gestão de conhecimento e da construção colaborativa também são fatores presentes no dia-a-dia de grande parte dos respondentes, que pontuaram a importância sobre o envolvimento de partes interessadas e o registro sobre os conhecimentos gerados ao longo do ciclo de vida do projeto. Outro ponto que chama a atenção é a influência da cultura organizacional nas equipes de planejamento e execução de projetos nas organizações. Notou-se um apoio das organizações em dar liberdade e autonomia para as equipes de projetos.
GOULART, C. R. A. et al. Analisando os principais aspectos da gestão de projetos sociais no Brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 757–770, 2022.
OLIVEIRA, B. C. B. Modelos para uma gestão eficaz: revisão teórica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 07, pp. 173-188. Março de 2019.