Competências
Desenvolvimento de competências
Revisão integrativa
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas
Autores
Nome
1 - Leonardo Alexandrino de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares
2 - Mônica de Fatima Bianco UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Administração
Reumo
A noção de competência tem sido discutida em diferentes áreas de pesquisas. Desde os estudos seminais de McClelland (1973) e Boyatzis (1982) até publicações mais recentes (MCCARTNEY; MURPHY; MCCARTHY, 2020; POSZYTEK, 2021) pesquisadores do campo dos estudos organizacionais buscam formas, identificar e desenvolver competências a partir de diferentes abordagens teóricas.
Considerando o desenvolvimento da temática das competências definiu-se o seguinte problema de pesquisa: Como a temática das competências tem sido abordada em publicações recentes no campo dos estudos organizacionais? A partir desta questão trabalho objetivou analisar como a temática das competências tem sido abordada nos estudos organizacionais, por meio de uma revisão integrativa de literatura.
A partir do trabalho de McClelland (1973) a noção de competência ganhou amplo espaço nos estudos organizacionais recebendo contribuições de diferentes perspectivas teóricas com análises nos níveis individual, coletivo, organizacional e inter organizacional (GRASSER; LOUFRANI-FEDIDA; OIRY, 2021). Enquanto alguns autores compreendem a competência como uma combinação de características subjacentes ao indivíduo que propiciam desempenho superior em determinado cargo ou posto de trabalho, outros destacam a importância do contexto e das situações de trabalho na noção de competência.
A pesquisa identificou diferentes formas de abordar a temática das competências. A primeira parte da lógica da competência para desenvolvimento de pessoas, discutindo a adoção de modelos de gestão de/por competências em organizações públicas e privadas em diferentes países; A segunda discute as competências associadas a categorias profissionais entre as quais se destacaram médicos, enfermeiros e professores. A terceira aborda a competência relacionada a temas recorrentes como empreendedorismo e liderança e emergentes como sustentabilidade e interdisciplinaridade.
Há prevalência de estudos quantitativos e alinhados à corrente americana. A implantação da gestão por competências no setor público continua sendo um desafio. Há prevalência de pesquisas a partir da profissão docente na educação e de médicos e enfermeiros na saúde. A falta de tempo, acúmulo de funções, altos custos de atualização e falta de atenção dos órgãos responsáveis da saúde são fatores que dificultam a gestão das competências por parte dos profissionais médicos. Competências relacionadas ao empreendedorismo e liderança tem recebido maior atenção dos pesquisadores.
BOYATZIS, R. E. The competent manager: A model for effective performance. New York: John Wiley, 1982.
GRASSER, B.; LOUFRANI-FEDIDA, S.; OIRY, E. The Conceptual Travel of Competence: Building a Bridge between North American and European Approaches. Managing Competences, p. 1–18, 21 abr. 2021.
MCCARTNEY, S.; MURPHY, C.; MCCARTHY, J. 21st century HR: a competency model for the emerging role of HR Analysts. Personnel Review, v. 50, n. 6, p. 1495–1513, 2020.
MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than for “intelligence”. The American psychologist, v. 28, n. 1, p. 1–14, 1973.