Resumo

Título do Artigo

Revisão literária sobre supply chain finance: um apanhado sobre a evolução da abordagem do tema nos últimos anos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Finanças da cadeia de suprimentos
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Cadeia de Suprientos

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Ciro Bernardo Junior
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP-FGV

Reumo

As cadeias de suprimentos estão expostas a diversos riscos que incluem crises econômicas, políticas, tecnológicas e ambientais (Rangel, Oliveira e Leite 2015; Rajagopal, Venkatesan e Goh2017). Estes problemas podem gerar consequências negativas graves para as suas operações, desde perdas financeiras, queda na participação do mercado e possíveis danos à reputação (Ghadge et al.2013; Gatzert e Schmit 2016).
O presente estudo tem como objetivo verificar a evolução de SCF nos últimos anos identificando as visões que foram estudadas até o momento, quais são as principais aplicações, qual foi o nível de complexidade e os riscos encontrados para o sucesso da sua implementação nos diversos modelos de financiamento da cadeia de suprimentos propostos e estudados, e os respectivos benefícios observados na sua adoção. Pretende-se também identificar possíveis lacunas e oportunidades de pesquisas que poderão ajudar a consolidar ainda mais a importância da gestão financeira na cadeia de suprimentos.
A utilização de teorias no campo de SCF é particularmente relevante pois fortalece sua fundamentação teórica e a consolida como prática em SCM. (Templar et al, 2012) e (Gelsomino et al, 2016) afirmam que a literatura atual do SCF carece de teoria, o que provoca a disparidade entre a teoria e a prática do SCF e impede o desenvolvimento de pesquisas sobre o SCF. O objetivo deste tópico portanto, é apresentar as teorias que foram emprestadas de outros estudos e áreas para suportar o desenvolvimento de SCF.
Embora existam alguns estudos preliminares, foi identificado também por diversos autores a falta da existência de ferramentas para escolher as soluções ideais de SCF para as diferentes cadeias de suprimentos e seus respectivos objetivos (Gelsomino et al, 2016). Deve-se destacar que estas ferramentas devem ser baseadas na compreensão das vantagens e desvantagens das diferentes soluções de SCF e, ao mesmo tempo, na conexão entre os recursos da cadeia de suprimentos e as diferentes soluções de SCF.
No que diz respeito aos benefícios de SCF, as oportunidades tangíveis podem ser encontradas na redução de volumes, negociação de taxas atrativas ou duração do financiamento, enquanto as intangíveis podem ser alcançadas explorando o valor da informação e a força dos elos da cadeia de suprimentos (Gelsomino et al, 2016).
ALI Z., GONGBING B. AND MEHREEN A. (2019). BALS C. (2019). BITITCI, U.S., MARTINEZ, V., ALBORES, P. AND PARUNG, J. (2004). CANIATO, FEDERICO; GELSOMINO, LUCA MATTIA; PEREGO, ALESSANDRO; RONCHI, STEFANO, (2016). CARR, C., TOMKINS, C. (1996). CHEN, X. AND HU, C. (2011). COOK, K.S., EMERSON, R.M., (1984). DELOITTE (2009). ELLIOT V. H., GOEIJ C.D., GELSOMINO L. M. WOXENIUS J., (2019). HOFMANN, E., JOHNSON, M., 2016. ZHANG, TIANTIAN; ZHANG, CHERRY YI; PEI, QIFAN. (2019).