franquias multi-unidades
governança de rede
mix contratual
Área
Artigos Aplicados
Tema
Marketing
Autores
Nome
1 - Eugênio José Silva Bitti Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Departamento de Contabilidade
2 - Vinícius Medeiros Magnani UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Contabilidade
3 - Paulo Sérgio Miranda Mendonça UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Administração
Reumo
O estudo desenvolve um modelo baseado em duas vertentes teóricas para predizer o comportamento da proporção de lojas pertencentes a franqueados multi-unidades (doravante MUF). Primeiramente, atributos relacionados ao posicionamento espacial de lojas e o assumido efeito disso em custos monitoramento e incentivos são derivados da teoria da agência. Complementando o modelo, a importância relativa de ativos intangíveis sistêmicos (franqueador) e locais (franqueado) é derivada da teoria dos direitos de propriedade.
Testamos nossas hipóteses em uma amostra com 202 redes de franquia associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) são analisadas. A amostra é constituída com dados de 2018. No estudo, como já mencionado, três vertentes teóricas sustentam um conjunto de hipóteses quanto a características que motivam uma adoção mais intensa de MUFs pelas redes.
Nossas hipóteses são relacionam uma maior proporção de lojas pertencentes a MUFs a:
* A concentração de lojas em mercados contíguos.
* Uma menor cobrança de royalties
* Ocupação de um maior número de estados (diferenças regionais)
* Uma maior a importância relativa de ativos intangíveis sistêmico
* Uma maior ênfase em padronização operacional.
* Uso mais intenso de monitoramento de campo.
Cotejamos a proporção de lojas MUF às outras alternativas (single unit franchisees e lojas próprias). Consegue-se com isso uma ilustração mais clara do que é identificado nos testes. Três procedimentos são aplicados: o tradicional modelo de mínimos quadrados ordinários (MQO), uma regressão logística com resposta fracionária (uma proporção de 0 a 100%) e um modelo Tobit também com resposta fracionária, porém considerando que a variável resposta é censurada em 0 e 1. O objetivo esteve em certificar a consistência dos estimadores em diferentes modelos econométricos.
Os resultados indicam que aspectos como contiguidade de mercados (proximidade e semelhança), uniformidade e proteção e preservação da proposta de valor da marca parecem estar relacionados à opção por uma maior presença de MUFs nas redes analisadas. Reciprocamente, se ativos intangíveis do franqueado são mais importantes na avaliação do franqueador, a proporção de lojas MUF é menor, confirmando predições da visão de direitos de propriedade.
Nossos resultados parecem indicar características chave de redes que parecem demandar uma maior presença dessa modalidade de franqueados. Se aceitos, os resultados podem apoiar processos decisórios relativos a decisão e governança em redes de franquia.