Resumo

Título do Artigo

Hospitalidade, turismo e capital social: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Hospitalidade
Turismo
Teoria do capital social

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - ROSEANE BARCELLOS MARQUES
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia

Reumo

A relação entre as dimensões do capital social estrutural, relacional e cognitiva e o desempenho das empresas na área do turismo e da hospitalidade vem conquistando maior espaço na literatura da área como consequência de um fenômeno profissional que associa os resultados da empresa à forma como cada indivíduo desempenha suas funções e como as relações que se estabelecem no âmbito da empresa produzem as condições favoráveis para potencializar esta participação e este resultado.
O problema de pesquisa para esta revisão sistemática da literatura é: Quais as características estruturais da literatura que discutiu a teoria do “capital social” o turismo e a hospitalidade? A pesquisa não revelou artigos com conteúdo similar a esta investigação, o que comprovou a ausência de uma abordagem semelhante a este artigo. O objetivo deste artigo, contudo, é analisar sistematicamente a literatura explicada no problema de pesquisa e possibilitar novos estudos.
Estudos como o de Putnam (1993) que define capital social como aquelas características da organização social, como redes de indivíduos ou famílias, e as normas e valores associados que criam externalidades para a comunidade como um todo e de Granovetter (2005) que não conceitua capital social, mas analisa elementos frequentemente associados ao esclarecer que as redes sociais afetam o fluxo e a qualidade da informação.
As palavras-chave dos 55 artigos analisados totalizaram 280, dentre elas 8 (oito) termos representaram 31,79% mais frequentes. O que significa dizer que estes termos após uma análise criteriosa a respeito de como foram mencionadas no item palavras-chave e como foram tratadas na revisão da literatura de cada artigo o termo conhecimento esteve associado à capital intelectual, rede à mídia social e recursos estiveram relacionados às discussões a respeito dos termos natural, ambiental e verde.
A revisão sistemática da literatura com o objetivo de responder “quais as características estruturais da literatura que discutiu a teoria do “capital social” o turismo e a hospitalidade?” revelou que os artigos publicados mesmo tratando-se de uma área do conhecimento centrada na sociologia econômica concentraram-se em investigar a interação humana em situações organizacionais.
Gough, David; Homas, James & Oliver, Sandy. (2012). Clarifying differences between review designs and methods. Systematic Reviews, 1:28. Granovetter, M. (2005). The impact of social structure on economic outcomes. Journal of economic perspectives, 19(1), 33-50. Higgins, Silvio Salej. (2005). Fundamentos Teóricos do Capital Social. Chapecó: Argos Ed. Universitária. Jones, Peter. (1996). Hospitality research: where have we got to? Int. J. Hospitality Management Vol. 15 No. 1, pp. 5-10. King, Carol. (1995). What is hospitality?. Int. J. Hospitality Management Vol. 14 No. 314. pp. 21s234.