Resumo

Título do Artigo

INDICADORES DE IMPACTO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE GASTRONOMIA SOCIAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Impacto social
Mensuração de impacto
Indicadores de impacto

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Ana Fábia Tinôco de Aguiar Araujo
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza/CE
2 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

A tônica sobre impacto vem sendo trabalhada em várias áreas do conhecimento. Temas como negócios com impacto social têm aumentado a curiosidade principalmente na área da administração sobre o que seria impacto social e qual seria o impacto social de um negócio. As organizações, tanto para seguirem critérios legais quanto para obterem o aval dos consumidores, cada vez mais, estão se preocupando com o impacto social, ou seja, a mudança ou efeito social que causam, pois dependem da sociedade para continuarem atuando (MAZZA et al, 2016).
Considerando a demanda de as empresas precisarem identificar o impacto gerado por seus negócios; a necessidade de se gerar pesquisas que abordem e ajudem a entender os problemas sociais complexos e proponham possíveis encaminhamentos para esses problemas; a ausência de um consenso quanto à forma e métodos de se mensurar o impacto dos resultados sociais, este estudo tem como objetivo propor um modelo de avaliação para um negócio social, no caso a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB).
Avaliação do impacto social consiste em ocorrência de mudanças em uma comunidade, população ou território em uma relação causal entre a mudança e a variável, ou seja, mudanças que são diretamente atribuídas às ações do negócio (BRANDÃO; CRUZ; ARIDA, 2014; BARROS; GOUVEIA, 2018). Roche (2002) discorre que avaliação de impacto social corresponde à análise sistemática das mudanças nas vidas das pessoas, ocasionadas por determinada ação ou série de ações.
Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, com pesquisa documental e entrevistas com gestores da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. O modelo foi desenvolvido a partir dos indicadores sugeridos pela plataforma IRIS, sistema que orienta no processo de conversão e tradução das intenções em resultados de impacto.
Como resultado das entrevistas, foi identificado que o entendimento dos entrevistados é: a Escola muda a vida das pessoas por meio da formação, profissionalização e geração de renda, trazendo, como desdobramentos, impacto social junto aos alunos e junto à comunidade onde ele vive; a mensuração de impacto é uma atividade necessária, pois permitirá que a Escola identifique o impacto ou efeito causal da execução dessa política pública, bem como seus resultados, legitimarão e fortalecerão no processo de barganha para manutenção e/ou ampliação dos recursos financeiros junto aos financiadores.
Conclui-se que a metodologia IRIS fornece uma alternativa para identificação dos indicadores de impacto e que os gestores percebem valor na mensuração do impacto. As implicações práticas do trabalho consistem na entrega de um conjunto de indicadores que podem ser utilizados pela escola social e avaliados a cada ano, com vistas de evidenciar a contribuição da escola social para a comunidade em que está inserida.
BARROW, C. J. Evaluating the Social Impacts of Environmental Change and the Environmental Impacts of Social Change: An Introductory Review of Social Impact Assessment. International Journal of Environmental Studies, v. 59, n.2, p. 185–195, 2002. COMINI, G. Negócios sociais e inovação social: um retrato de experiências brasileiras. 2016. 166 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.