Impacto social
Mensuração de impacto
Indicadores de impacto
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Social
Autores
Nome
1 - Ana Fábia Tinôco de Aguiar Araujo UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza/CE
2 - Keysa Manuela Cunha de Mascena UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Reumo
A tônica sobre impacto vem sendo trabalhada em várias áreas do conhecimento. Temas como negócios com impacto social têm aumentado a curiosidade principalmente na área da administração sobre o que seria impacto social e qual seria o impacto social de um negócio. As organizações, tanto para seguirem critérios legais quanto para obterem o aval dos consumidores, cada vez mais, estão se preocupando com o impacto social, ou seja, a mudança ou efeito social que causam, pois dependem da sociedade para continuarem atuando (MAZZA et al, 2016).
Considerando a demanda de as empresas precisarem identificar o impacto gerado por seus negócios; a necessidade de se gerar pesquisas que abordem e ajudem a entender os problemas sociais complexos e proponham possíveis encaminhamentos para esses problemas; a ausência de um consenso quanto à forma e métodos de se mensurar o impacto dos resultados sociais, este estudo tem como objetivo propor um modelo de avaliação para um negócio social, no caso a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB).
Avaliação do impacto social consiste em ocorrência de mudanças em uma comunidade, população ou território em uma relação causal entre a mudança e a variável, ou seja, mudanças que são diretamente atribuídas às ações do negócio (BRANDÃO; CRUZ; ARIDA, 2014; BARROS; GOUVEIA, 2018). Roche (2002) discorre que avaliação de impacto social corresponde à análise sistemática das mudanças nas vidas das pessoas, ocasionadas por determinada ação ou série de ações.
Metodologicamente, adotou-se abordagem qualitativa, com pesquisa documental e entrevistas com gestores da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. O modelo foi desenvolvido a partir dos indicadores sugeridos pela plataforma IRIS, sistema que orienta no processo de conversão e tradução das intenções em resultados de impacto.
Como resultado das entrevistas, foi identificado que o entendimento dos entrevistados é: a Escola muda a vida das pessoas por meio da formação, profissionalização e geração de renda, trazendo, como desdobramentos, impacto social junto aos alunos e junto à comunidade onde ele vive; a mensuração de impacto é uma atividade necessária, pois permitirá que a Escola identifique o impacto ou efeito causal da execução dessa política pública, bem como seus resultados, legitimarão e fortalecerão no processo de barganha para manutenção e/ou ampliação dos recursos financeiros junto aos financiadores.
Conclui-se que a metodologia IRIS fornece uma alternativa para identificação dos indicadores de impacto e que os gestores percebem valor na mensuração do impacto. As implicações práticas do trabalho consistem na entrega de um conjunto de indicadores que podem ser utilizados pela escola social e avaliados a cada ano, com vistas de evidenciar a contribuição da escola social para a comunidade em que está inserida.
BARROW, C. J. Evaluating the Social Impacts of Environmental Change and the Environmental Impacts of Social Change: An Introductory Review of Social Impact Assessment. International Journal of Environmental Studies, v. 59, n.2, p. 185–195, 2002.
COMINI, G. Negócios sociais e inovação social: um retrato de experiências brasileiras. 2016. 166 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.