Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CUSTOS EM TEMPOS PANDÊMICOS: O caso da Mercearia Assis
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Método de Custeio Variável
Covid-19
Micro e pequenas empresas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - DIJANA HELENA DINIZ COSTA VIEIRA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós Graduação em Administ - PPGA- Coração Eucarístico

Reumo

O presente caso de ensino apresenta a gestão de custos da Mercearia Assis, durante o primeiro semestre de 2019 até o primeiro semestre de 2020, destacando o uso do método de custeio variável para tomada de decisão em micro e pequenas empresas. Ele objetiva despertar nos futuros profissionais o senso crítico sobre a gestão de custos. Para isso, apresenta-se uma contextualização da empresa e posteriormente, são elencadas as informações sobre a sua gestão de custos do período analisado. Essa história real revela a ineficácia ou ausência do controle de custos das pequenas empresas.
Discutir a importância da Gestão de Custos para a sobrevivência das empresas durante a pandemia do Covid-19. Discutir a aplicação do método de Custeio Variável para mensurar a viabilidade econômica de uma microempresa, bem como os conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e custos fixos/variáveis.
O caso da Mercearia Assis foi construído com base no estudo de caso realizado na empresa. Complementarmente foi realizada uma análise documental dos registros financeiros do sistema de caixa e das notas de compra e de venda, além de uma entrevista semiestruturada. O roteiro continha 14 perguntas e objetivava identificar como era realizado o controle de custos na empresa, como era feito e se utilizavam essas informações no processo de decisão. Salienta-se que os dados coletados correspondem ao 1º semestre de 2019 até o 1º semestre de 2020.
Esse caso é indicado para disciplinas de Gestão de Custos, Orçamento Empresarial, Administração Estratégica e Administração de Pequenas Empresas.
Visando alcançar o objetivo do caso de ensino, aconselha-se algumas leituras para enriquecer a atuação do professor na discussão e disseminação desses conceitos: Sebrae (2020); Martins (2018); Crepaldi e Crepaldi (2017); Leone e Leone (2010); Brunstein (2005); Junior e Rita (2020); Sebrae (2016); IBGE (2020); Mello, Cunha e Silva (2017).