1 - Claudia Zarenczansky Fundação Instituto de Administração - FIA - São Paulo
2 - Eliane Nabarrete de Camargo FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Nações Unidas
3 - Fábio Nunes da Silva Fundação Instituto de Administração - FIA - Pinheiros
4 - Ivete Rodrigues FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA)
Reumo
O relato aqui apresentado descreve um projeto na área de gestão de carreiras e remuneração, executado por uma empresa de consultoria especializada, em conjunto com profissionais de recursos humanos da empresa-cliente. O projeto teve por objetivo assegurar uma maior capacidade de atrair e reter os melhores talentos da área de tecnologia da informação.
A organização para a qual foi desenvolvido o presente projeto consiste em um grupo brasileiro de empresas do setor produtos de consumo, com diversas marcas próprias e presença em países das Américas, Europa e África. Possui um complexo ecossistema próprio, que abrange laboratório de desenvolvimento de produtos, indústria, logística da indústria ao ponto de venda e ao consumidor final. Emprega hoje mais de 10 mil colaboradores diretos, gerando em todo o seu ecossistema quase 300 mil empregos indiretos.
Em uma sondagem conduzida pela área de recursos humanos da empresa-cliente entre os profissionais da sua área de TI, observou-se o seguinte:
• Mais da metade do time (54%) ocupa função de especialista (não-gerencial);
• Maioria expressou falta de clareza do que é esperado no cargo atual e baixa visibilidade dos próximos passos de carreira;
• Percepção geral é de que não há critérios consistentes para contratação.
O trabalho realizado compreendeu o desenho de uma trilha de carreira técnica para profissionais da área de tecnologia da informação e o estabelecimento de uma estratégia de remuneração para estes cargos. Seu escopo envolveu a construção de uma matriz de competências para cargos não-gerenciais da área de tecnologia, através do levantamento de conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas em cada nível de carreira, além do desenho de uma estratégia de remuneração que proporcionou à organização uma maior capacidade de atrair e reter os talentos da área.
A partir das entrevistas com os principais executivos da área de tecnologia da informação foram estabelecidos os critérios para a construção das trilhas de carreira e definidas as competências e habilidades comportamentais aplicáveis a todas as famílias de cargos. A matriz de competências comportamentais e técnicas foi então utilizada pelos gestores para a classificação dos colaboradores nos respectivos níveis da carreira, conforme as suas competências, experiência e maturidade e correspondente remuneração, possibilitando uma melhor gestão de remuneração junto aos seus colaboradores.
A análise das contribuições e resultados obtidos no projeto permite concluir que as atividades realizadas contribuíram sobremaneira para alcançar os objetivos de competitividade da organização na chamada “guerra pelos melhores talentos” que vem afligindo as áreas de tecnologia das empresas no mundo inteiro.
O entendimento claro dos requisitos nos diversos níveis de carreira e nas diferentes famílias de cargos proporcionou aos gestores um mecanismo para administrar os talentos das suas áreas de forma mais transparente, objetiva e consistente.