Resumo

Título do Artigo

Quer um bom conselho?
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Conselho de administração
Governança corporativa
diversidade de gênero

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - JOANA D'ARC DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
2 - Maysa Lélia da Silveira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
3 - Rosilene Marcon
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

O presente caso para ensino retrata os desafios na tomada de decisão que versam sobre recomposição do Conselho de Administração da Sublime Requinte. O propósito é incitar a discussão das possibilidades de recomposição do CA com o intuito de atender as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa acerca da composição do CA com percentual de membros independentes e ponderação estrategicamente sobre talento e diversidade no conselho, sem negligenciar os anseios dos stakeholders e o compromisso de longevidade da instituição consoante a sua trajetória.
Fragmentou-se o tema em três pilares de conteúdos programáticos:1. Consolidação dos conceitos basilares de Governança Corporativa (GC): Surgimento da GC, evolução da GC no Brasil e IBGC (recomendações de boas práticas de GC e agenda 2022); 2. Consolidação dos conceitos basilares de Conselho de Administração: formação do CA, características dos(as) conselheiros(as) (independente, externo e interno), formação continuada dos conselheiros(as) e CA - um mecanismo interno da GC;3. Discussão sobre a teoria a a teoria dos stakeholders e 4. Discussão sobre a equidade de gênero no CA.
O caso é uma construção fictícia, com utilização de dados secundários. Os dados foram coletados em sites especializados, artigos científicos e baseado em depoimentos de conselheiras. Os nomes mencionados não correspondem à realidade e assim como o roteiro, os acontecimentos são eventos fictícios.
Governança Corporativa, Gestão de Pessoas e Diversidade e Inclusão
Aguilera, R. V., Desender, K., Bednar, M. K. & Lee, J. H. (2015). Connecting the Dots: Bringing External Corporate Governance into the Corporate Governance Puzzle, The Academy of Management Annals, 9(1), pp. 483-573, ;Denis, D. K. &Mcconell, J. J. (2003). International corporate governance.Journal of Financial and Quantitative Analysis, 38(1), pp. 1-36, ;Gomes, R. C, & Gomes, L. O. M. (2007). Proposing a theoretical framework to investigate the relationships between an organization and its environment Revista de Administração Contemporânea, 11(1), 75-96.