Inovação para sustentabilidade
Redes de relacionamento
Modelos de negócios
Área
Gestão da Inovação
Tema
Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade
Autores
Nome
1 - Maria do Socorro Barbosa Guedes UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza - Ce
2 - Fernando Luiz Emerenciano Viana UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Reumo
O conceito de inovação para a sustentabilidade é um tema bastante complexo na literatura. Nesta revisão bibliométrica o objetivo é analisar como a temática da inovação para a sustentabilidade está sendo abordada nas pesquisas mais relevantes na literatura, mas com a visão orientada para a exploração das capacidades necessárias para a inovação impulsionar a sustentabilidade. A inovação para a sustentabilidade envolve desde os modelos de negócios sustentáveis, a transformação da sociedade alinhada com as metas de sustentabilidade, até a um processo sistêmico, dinâmico e não linear.
Ao longo do tempo revisões de literatura vêm sendo realizadas para melhor compreensão do conceito de inovação, no entanto, no atual momento de transformações e surgimento de novos negócios é necessário compreender o conceito de inovação para sustentabilidade, considerando os atuais estudos publicados e de maior impacto no desenvolvimento do tema. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliométrica a fim de abordar os conceitos mais relevantes das abordagens da inovação para a sustentabilidade. orientada para as capacidades necessárias para impulsionar a sustentabilidade.
A inovação surge como um fator chave para a concretização de um mercado eficiente e para garantir o desenvolvimento sustentável de qualquer economia (FERNANDEZ, 2018). No entanto, a transição para padrões sustentáveis de produção e consumo em um cenário de diminuição da disponibilidade de recursos naturais, crescimento populacional e mudanças climáticas é essencial para atender aos desafios atuais da humanidade. Essa transição de padrões precisa de uma reestruturação transformadora dos sistemas de produção que vão ao encontro das necessidades da sociedade.
Com a análise dos resultados apresentados é possível conceituar que os modelos de negócios sustentáveis incorporam uma abordagem de linha de base tripla incluindo meio ambiente e sociedade. Eles são importantes para impulsionar e implementar a inovação para a sustentabilidade, a incorporar a sustentabilidade nos propósitos e processos de negócios e servir como um fator-chave de vantagem competitiva. Há a necessidade de transformação da sociedade, o que requer mudanças institucionais, sociais/culturais, organizacionais e tecnológicas com impacto nas capacidades e competências para a inovação.
É apresentado o mapeamento da literatura com o número de publicações, áreas temáticas, tipo de documento, autores, ano das publicações, editores, países das publicações e o número de citações de cada autor, demonstrando a relação conceitual existente entre os 52 artigos, além do quadro resumo de conceitos centrais de inovação para a sustentabilidade dos artigos pesquisados, o que contribui para o enriquecimento da literatura sobre o tema de inovação para a sustentabilidade.
BOCKEN, N. M. P.; SHORT, S. W. Towards a sufficiency-driven business model: experiences and opportunities. Environmental Innovation and Societal Transitions, v. 18, p. 41-61, Mar. 2016.
GAZIULUSOY, A. I.; BOYLE, C.; MCDOWALL, R. System innovation for sustainability: a systemic double-flow scenario method for companies Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 104-116, Apr. 2013.
VAN KLEEF, J. A. G.; ROOME, N. J. Developing capabilities and competence for sustainable business management as innovation: a research agenda. Journal of Cleaner Production, v. 15, n. 1, p. 38-51, 2007.