Comunicação Interna;
Empresas Aéreas
Aeronautas e Agentes Aeroportuários
Área
Turismo e Hospitalidade
Tema
Planejamento e Gestão em Turismo
Autores
Nome
1 - Kevin Ferreira Corcino UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Universidade Municipal são Caetano do sul
2 - Sérgio Rodrigues Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Hotelaria e Turismo
Reumo
A comunicação interna empresarial representa um fator crítico de sucesso diante de cenários de grande instabilidade econômica e política. Para o importante setor econômico da aviação civil nacional, as companhias aéreas possuem uma importância estratégica e essencial. Este sucesso possui em sua base o relacionamento entre as empresas e os seus aeronautas, que possuem um papel tanto de cliente interno como colaborador. Diante da crise causada pela pandemia, o relacionamento entre as empresas aéreas e seus aeronautas se tornou um ponto crucial para a resiliência do setor.
Deste modo, esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos aeronautas e agentes aeroportuários acerca da comunicação interna adotada por empresas aéreas.
Como empresas prestadoras de serviços, as companhias aéreas dependem fortemente da qualidade de atendimento e execução das operações em aeroportos e nas aeronaves por parte dos seus colaboradores. Em um mercado competitivo, a escolha pelo consumo de um serviço possui relação direta com o atendimento ao cliente pelos funcionários de uma empresa. Neste aspecto, colaboradores satisfeitos e motivados, tendem a não só permanecer nas empresas como também servir de fonte de recrutamento de talentos para as próprias organizações (Carneiro & Guimarães, 2021).
Para atingir o objetivo, a pesquisa utilizou abordagem quantitativa, amostragem não-probabilística com uso da técnica bola de neve. A metodologia contou, ainda, com aplicação de questionário online com 20 perguntas fechadas para uma amostra de pesquisa de 580 aeronautas e agentes aeroportuários. Por meio do uso de análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla foi possível analisar a comunicação interna adotada por empresas do setor aéreo diante da percepção de 580 respondentes e a sua influência na decisão de recomendar as empresas a outros profissionais.
Mediante os resultados foi possível verificar que a relação entre as avaliações feitas puderam ser divididas entre duas dimensões distintas, nomeadas de “Identificação Organizacional” e “Integração 360º”, foram significativas para influenciar os aeronautas e agentes aeroportuários na sua recomendação das empresas aéreas a outros profissionais. As variáveis que compuseram os construtos “Relacionamento com o Departamento de Comunicação da Empresa” e “Uso de instrumentos de comunicação interna por parte da organização” não obtiveram resultados explicativos fortes, porém impactam positivamente.
A comunicação interna adotada pelas empresas permitiu inferir que possui um fator importante para que seu público interno desenvolva um sentimento de identificação organizacional, para os aeronautas e agentes aeroportuários, este fato ficou contemplado pelos resultados. Os resultados também sugerem que boas práticas organizacionais, incluindo comunicação interna integrada com comportamento ético e receptivo a feedbacks, podem influenciar diretamente na identificação organizacional dos respondentes com as empresas do setor aéreo.
Baptista, Ana Margarida Mesquita Martins dos Santos. (2010). Plano de comunicação interna para a Sonae Sierra. 2010. Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Bielschowsky, Pablo & Custódio, Marcos da Cunha. (2011). A evolução do setor de transporte aéreo brasileiro. Revista Eletrônica Novo Enfoque, v. 13, n. 13, p. 72-93.
Hair, Joseph F.; Black, William C.; Babin, Barry J.; Anderson, Rolph E.; Tatham, Ronald L. (2009). Análise Multivariada de Dados. Trad. Adonai Schlup Sant’Anna. - 6. ed. - Porto Alegre: Bookman.