Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA ALTA GESTÃO SOBRE O SUCESSO DE PROJETOS PÚBLICOS
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Critérios de Sucesso
Fatores de Sucesso
Gestão Pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Samara Marinho Mendonça dos Santos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Campus Darcy Ribeiro
2 - Fábio Henrique dos Anjos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
3 - Wagner Vilas Boas de Souza
Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Eduardo Gomes Salgado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Exatas

Reumo

Em razão das novas lógicas de atendimento das demandas da sociedade e buscando superar os desafios complexos colocados ao setor público, a administração pública tem atuado no caminho de incorporar os recursos digitais em suas atividades e promover a transformação digital no âmbito de sua esfera institucional. Neste cenário, a gestão de projetos tem apresentado tendência e evolução, sobretudo, na definição de sucesso e avaliação do sucesso no âmbito dos resultados dos projetos, tornando fundamental compreender suas perspectivas estratégicas (Honorato Clemente et al., 2017)
À luz deste cenário e com base nessas concepções, o presente estudo deseja saber: quando a alta gestão de uma entidade pública considera que o projeto alcançou o sucesso? Quais os critérios e fatores de sucesso mais almejados pelos gestores? Assim, tem por objetivo elucidar a percepção dos stakeholders (alta gestão) frente a relação prioritária dos fatores críticos de sucesso e critérios de sucesso, a partir da aplicação da ferramenta Project Management Success Map (Mapa de Sucesso de Gerenciamento de Projetos), desenhada por Varajão (2016), em uma instituição pública.
Nas últimas décadas, o estudo do sucesso tem sido matéria e objeto de pesquisa de diferentes pesquisadores, que buscam compreender o conceito, as variáveis, os métodos e as melhores práticas de gestão de sucesso no âmbito dos projetos (Takagi & Varajão, 2020).Por este motivo, a ideia indefinida sobre os objetivos que os stakeholders têm sobre as expectativas do projeto e os meios pelos quais o sucesso será avaliado, resulta em projetos que podem não alcançar os benefícios pelos quais os projetos foram previamente idealizados (Davis, 2017).
No intuito de responder o problema de pesquisa, este estudo parte de uma abordagem descritiva, uma vez que deverá analisar um único evento e compreender a relação da interação entre duas ou mais variáveis (Cooper & Schindler, 2016). Não obstante, este estudo adota o método de caso único, uma vez que visa investigar um fenômeno empírico em dado contexto real (YIN,2001). Finalmente, no intuito de elucidar a percepção da alta gestão, foi revisitada a literatura especializada e realizada entrevistas em profundidade, com o apoio da ferramenta de coleta de dados Sucess Canvas (Varajão, 2016).
Em razão das especificidades do setor público, foram realizadas 5 entrevistadas em profundidade com os gestores que compõe a alta gestão. Os resultados identificaram, por unanimidade, que o alcance dos objetivos estratégicos é identificado como um critério crítico nos processos de avaliação e julgamento à luz do conceito de sucesso no âmbito de um projeto público. Com o apoio da ferramenta Sucess Canvas (Varajão, 2016), também foi identificado como fator crítico de sucesso, a competência administrativa, humana e técnica do gestor do projeto e a necessidade de um canal de comunicação do gestor
De acordo com os resultados, conclui-se que alta gestão tem priorizado no processo de avaliação do sucesso dos projetos públicos, o atendimento aos objetivos estratégicos e a satisfação do interesse público. Além disso, a alta gestão identifica que os fatores de sucesso nos projetos perpassam pela competência técnica do gestor, em consonância, com uma comunicação entre o líder e alta gestão. Portanto, este estudo possibilitou elucidar que no âmbito dessa alta gestão há um alinhamento sob a interpretação do conceito de sucesso, tanto no que tange os critérios quanto aos fatores críticos.
Varajão, J. (2016a). Success Management as a PM Knowledge Area - Work-in-Progress. Procedia Computer Science, 100, 1095–1102. https://doi.org/10.1016/j.procs.2016.09.256 Takagi, N., & Varajão, J. (2020). Success Management and the Project Management Body of Knowledge (PMBOK): An Integrated Perspective-research-in-progress. International Research Workshop on IT Project Management (IRWITPM), 01–11. https://aisel.aisnet.org/irwitpm2020 Baccarini, D. (1999). O método da estrutura lógica para definir o sucesso do projeto. 30(4), 25–32. https://doi.org/10.1177/875697289903000405