Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA MATRIZ PFOA (SWOT) EM STARTUPS POR MEIO DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: análise de casos múltiplos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Startups
SWOT
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Andre Chevis Svartman
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - Monte Alegre
2 - Andre Venancio
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - Monte Alegre
3 - Alexandre Luzzi Las Casas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA

Reumo

As startups têm suas peculiaridades intrínsecas, contemporâneas, como seu mercado altamente competitivo e volátil, assim como o peso substancial depositado sobre seus proprietários, desde o início, para que elas sobrevivam. Seus desafios estratégicos, portanto, exigem ágil e certeira adaptabilidade às demandas mercadológicas do ambiente, com olhar clínico tanto para seu meio externo quanto interno. Nesse cenário, é crucial fazer uma análise SWOT perfeita. Para isso, a Inteligência Artificial tem se mostrado uma ótima aliada.
O artigo investiga se a Inteligência Artificial (IA) pode fazer análises SWOT para startups com eficiência satisfatória, assim como se ela pode otimizar esse indispensável diagnóstico empresarial. Mais especificamente, a pesquisa testa, para fazer tais análises, a ferramenta de IA chamada MOnDE by SAAR, comparando com o método tradicional, analógico, por meio de 5 estudos de casos e entrevistas de profundidade. Objetivou-se, com isso, medir a potência da tecnologia, pelo nível de satisfação dos proprietários das 5 startups estudadas e pela qualidade dos dados gerados por um e outro método.
A análise PFOA há décadas vem sendo praticada e estudada em talvez todos os países. Sabe-se que isso é feito de múltiplas formas, mas nunca fugindo de seus quadrantes. Antes realizada manualmente, hoje em dia a análise PFOA já conta com a ajuda da Inteligência Artificial, tecnologia movida pelos conceitos de “redes neurais profundas”, machine-learning, inputs e outputs, big data e “unidades de processamento neural”, os quais permitem que máquinas aprendam, como humanos. Isso pode beneficiar startups, modelo de negócios cujos desafios estratégicos exigem desempenhos sobre-humanos.
Soa promissor que máquinas aprendam a realizar análise PFOA cada vez melhor para pequenas e médias empresas. Como seria a experiência das startups usando essas máquinas? A qualidade e a quantidade dos dados obtidos poderiam alavancar o negócio? Como, posteriormente, uma startup trabalharia, em seu ramo, os problemas identificados? Essas e outras questões fundamentaram a criação da ferramenta MOnDE by SAAR. Com ela, máquina e humano cooperam, podendo evoluir conjuntamente. Mas só os proprietários de startups é que poderão dizer se tal ferramenta de fato resolve seus problemas materiais.
Os resultados apontam que a percepção dos entrevistados foi majoritariamente favorável à análise PFOA feita por tecnologia de Inteligência Artificial, em relação à feita analogicamente. O desempenho da ferramenta em estudo foi, portanto, potencialmente superior ao desempenho do método analógico, alcançando significativamente maior velocidade, maior quantidade de dados, profundidade suficiente, assim como rigor e verossimilitude processuais.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9–18, 1 abr. 2008. MCGOVERN, P. The young Lipset on the iron law of oligarchy: a taste of things to come. The British Journal of Sociology, v. 61, p. 29–42, 14 jan. 2010. PASCHEN, J.; KIETZMANN, J.; KIETZMANN, T. C. Artificial Intelligence (AI) and its implications for market knowledge in B2B marketing. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34, n. 7, p. 1410–1419, 5 ago. 2019.