1 - HELOÍSA NASCIMENTO DE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade acadêmica de Administração
2 - Renata Rodrigues de Medeiros Pontes UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Gesinaldo Ataíde Cândido UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Programa de Pós-graduação em Administração
Reumo
A Transferência de Tecnologia (TT) está diretamente relacionada ao intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos técnicos entre dois ou mais sujeitos, fazendo-se necessário o envolvimento de equipes especializadas no processo para a sua eficácia.
O objetivo deste artigo consiste em analisar os processos de transferência da criação e implementação de tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), voltada para os pequenos produtores de algodão colorido do Estado da Paraíba.
Para fins desta pesquisa, buscou-se estudar o caso das tecnologias transferidas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (EMBRAPA) para os pequenos e médios produtores de algodão colorido no estado da Paraíba, ao contribuir por meio de capacitações, instrumentos técnicos normativos no planejamento da cultura, equipamentos que foram desenvolvidos e implementados nas propriedades rurais de agricultores familiares, refletindo em vantagens competitivas e melhorias nas condições de vida locais.
as atividades da EMBRAPA tornam-se bem-sucedidas por promover a missão que um agente de TT deve assumir, visto que impacta socialmente os produtores de algodão colorido na Paraíba. Nesse aspecto, destacam-se a importância do alinhamento entre o que é produzido e desenvolvido dentro das instituições de Ciência e Tecnologia e o conjunto de problemáticas sociais que são enfrentadas pela sociedade em seu entorno, de maneira a refletir em benefícios mútuos.
Os resultados obtidos apontam que o papel e as formas de atuação da EMBRAPA atendem aos critérios de eficácia, de maneira a enfatizar o aspecto social, com destaque para a valoração da cultura local, principalmente da cultura do algodão colorido e a geração de renda para os pequenos agricultores.
A contribuição teórica deste estudo perpassa a ampliação dos conhecimentos acerca do processo de TT entre instituições de ciência e tecnologia e a sociedade, visto que as discussões acerca da temática consideram a preponderância das universidades no processo e, portanto, trata-se de uma relação pouco explorada na literatura. Para além desse aspecto, também se destaca a questão das contribuições gerenciais, através das análises e considerações levantadas neste estudo, como um instrumento norteador no processo de tomada de decisões.