Resumo

Título do Artigo

A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL POTENCIALIZA A INTERNACIONALIZAÇÃO PRECOCE? EVIDÊNCIAS DO PAPEL DA INTELIGÊNCIA CULTURAL
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Experiência internacional
Internacionalização precoce
Inteligência cultural

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - REJANE ROECKER
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
2 - Dinorá Floriani
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa De Mestrado Profissional em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Embora grande parte dos estudos que abordam a velocidade de internacionalização salientem a experiência internacional do gestor como pilar da velocidade de internacionalização e esta mesma experiência é a principal a antecedente da inteligência cultural, a teoria não equacionou, ainda, estes três elementos, nem mesmo a relação entre experiência internacional e inteligência cultural em contextos de empresas com velocidade de internacionalização acelerada.
Problema: Como a experiência internacional gera inteligência cultural nos gestores e influencia na velocidade de internacionalização das empresas? Objetivo: Demonstrar que a experiência internacional dos gestores pode gerar inteligência cultural (do inglês, cultural quotient - CQ), impulsionando a velocidade de internacionalização das empresas.
- A velocidade de internacionalização e a experiência internacional dos gestores; - A inteligência cultural e os resultados nas organizações; e - Experiência internacional dos gestores, inteligência cultural e a velocidade de internacionalização.
A pesquisa é qualitativa e o estudo de caso único foi usado como procedimento. Como técnicas de coleta de dados são usados a entrevista semiestruturada individual dos gestores da empresa escolhida, análise documental e observação direta.
O artigo aplica o CQ na análise da influência da experiência internacional dos gestores na velocidade acelerada do processo de internacionalização e integra o conceito de inteligência cultural no nível individual aos resultados organizacionais visto que essa conexão permanece pouco pesquisada. No âmbito acadêmico, o artigo avança na compreensão do indivíduo gestor, adicionando o relacionamento entre inteligência cultural e a velocidade de internacionalização. Na prática, o estudo traz a discussão de como a inteligência cultural do gestor reflete nos resultados organizacionais.
A partir de um estudo de caso único, aprofundado, em uma empresa de software, é possível identificar dados do gestor referentes a experiência internacional de trabalho, experiência internacional de não trabalho, experiência internacional no país de origem, conhecimento de idiomas e redes, que contribuem para a construção da inteligência cultural e para a velocidade de internacionalização. Esta pesquisa mostrou evidências de que há a integração entre os construtos experiência internacional do gestor, inteligência cultural e velocidade de internacionalização.
De Cock, R., Andries, P. & Clarysse, B. (2020). How founder characteristics imprint ventures’ internationalization processes: the role of international experience and cognitive beliefs. Journal of World Business, 101163. Fang, F., Schei, V. & Selart, M. (2018). Hype or hope? A new look at the research on cultural intelligence. International Journal of Intercultural Relations, 66, 148-171. Liao, Y., & Thomas, D. C. (2020). Cultural intelligence in the world of work. Springer International Publishing.