1 - Marcelo Oliveira Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE
2 - Anne Irene Cunha Vaz UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Bárbara Carolina Meira Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Joel Yutaka Sugano UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
Reumo
Para criar um relacionamento com seus ouvintes, os músicos e musicistas independentes recorrem a plataformas de streaming musical (HESMONDHALGH, 2021), que os permitem disponibilizar seus trabalhos, a fim de que sua projeção profissional seja transmitida por meio de suas músicas (HESMONDHALGH; MEIER, 2018). Com isso, parte-se da premissa que esses indivíduos fazem uso desses recursos como ferramenta de auxílio à construção de sua identidade.
A presente pesquisa objetiva compreender o papel das plataformas de streaming musical na construção da identidade de músicos e musicistas independentes. Este objetivo foi construído com base no seguinte questionamento: "Como as plataformas de streaming musical têm contribuído para que músicos e musicistas independentes se auto afirmem?".
Identidade refere-se aos significados e experiências pelas quais os indivíduos respondem a questões: "Quem sou eu?" e "Como devo agir?" (ALVESSON et al., 2008). No processo de construção identitária (BARBOSA; CAMPBELL, 2006), os indivíduos podem utilizar recursos linguísticos, a fonologia ou o sotaque, pois, dessa forma, conseguem projetar sua identidade no mundo sobre seus aspectos da identidade social (DYER, 2006). Nesse sentido, a música também é considerada uma forma de expressão, pois se torna uma necessidade humana de sincronia e sintonia de auto expressão (MACDONALD et al., 2002).
Trata-se de um estudo de caráter exploratório, que abordou o problema de pesquisa qualitativamente. Foram entrevistados 11 músicos e musicistas independentes, que possuíam pelo menos uma canção autoral disponibilizada em plataformas de streaming musical. Ao final de cada entrevista, solicitou-se aos participantes que indicassem outras pessoas em condições similares. Após as devidas transcrições, os dados foram agrupados, analisados e interpretados por meio do método da Análise de Conteúdo (AC), da qual, emergiram quatro categorias.
As evidências obtidas por meio das entrevistas, permitiram a criação de quatro categorias, a saber, (i) trajetória musical até o ingresso no mundo dos streamings; (ii) o relacionamento com os ouvintes; (iii) a construção da imagem profissional; (iv) papel das plataformas na promoção do artista.
Em decorrência das trajetórias biográficas distintas, observou-se que a construção identitária dos artistas leva em consideração, suas preferências pessoais, influências musicais, mecanismos e estratégias de estabelecimento de relacionamento com ouvintes, mas, por outro lado, ressoam características muito pessoais, como a religião, por exemplo. Assim, as plataformas parecem não contribuir tanto para esse processo. Por outro lado, somente com elas esse processo é percebido por aqueles que os artistas desejam alcançar.
HESMONDHALGH, D. Is music streaming bad for musicians? Problems of evidence and argument. New Media & Society, 146144482095354, 2021. DOI:10.1177/1461444820953541
HESMONDHALGH, D.; MEIER, L. M. What the digitalisation of music tells us about capitalism, culture and the power of the information technology sector. Information, Communication & Society, v. 21, n. 11, p. 1555-1570, 2018. DOI: 10.1080/1369118X.2017.1340498