Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIA ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
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Palavras Chave

Egressos
Administração
Gestão pedagógica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Mateus da Mata Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras - MG
2 - Alexandre Costa Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Cléria Donizete da Silva Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - André Luis Ribeiro Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

O acompanhamento de egressos tem se tornado uma ferramenta importante para as instituições de ensino superior pois, além de ser um critério de avaliação institucional pelos órgãos competentes, também oferece informações relevantes para a gestão pedagógica dos cursos. O egresso possui uma perspectiva própria sobre o mercado de trabalho e os contextos sociais, além de uma visão crítica sobre o curso que concluiu. Com isso, pode oferecer informações importantes para o planejamento institucional.
O objetivo geral foi conhecer a trajetória acadêmica e a atuação profissional dos egressos do curso de administração de uma instituição federal de ensino superior e a avaliação que eles fazem do curso que concluíram. Foram descritas informações sobre: características sociodemográficas, trajetória acadêmica, formação continuada, experiência profissional, avaliação atribuída ao curso que concluíram e o interesse dos egressos em retornarem à universidade para participarem de atividades acadêmicas. Realizou-se também análise da relação entre as variáveis estudadas.
O acompanhamento dos egressos é uma importante ferramenta para compreender o perfil profissional dos ex-alunos, mas além disso também contribui para melhorias nas atividades relacionadas à tríade universitária (ensino, pesquisa, extensão) e da gestão universitária, fortalecendo, assim, as atividades da instituição e a procura por melhorias no bem estar social (SILVA; BEZERRA, 2015). Nessa perspectiva, parte-se do entendimento de que o acompanhamento de egressos tem o potencial de trazer contribuições pedagógicas (PAUL, 2015).
Foi realizada uma pesquisa quantitativa com dados coletados por meio de um questionário semi estruturado enviado a graduados entre o primeiro semestre de 2016 e o segundo semestre de 2021. Os dados foram analisados por meio de análise de frequência, análise de correlação e teste de comparação de médias.
Foram analisadas 132 respostas, o que corresponde a 48,18% dos egressos formados no período, sendo 50,8% do sexo masculino e 49,2% feminino. Parte representativa deles participou de empresa júnior (50%) e realizou algum curso de formação continuada (36,36%). Destaca-se o alto índice de empregabilidade (92,42%). A avaliação atribuída ao curso foi positiva, com nota média de 8,76. Identificou-se também uma relação positiva entre as variáveis renda e uso de outro idioma. Assim como falta de relação entre sexo e diferença de renda e a melhor avaliação do curso por egressos mais recentes.
Conclui-se que o acompanhamento de egressos é uma atividade de suma importância para as instituições de ensino, o qual deve ser uma atividade contínua, abrangendo novos estudos sobre a temática. As informações diversificadas adquiridas com esse tipo de atividade, assim como a qualidade dos dados obtidos, permitem compreender as mudanças que estão relacionadas ao mundo do trabalho e servem de subsídios para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.
SILVA, J. M.; BEZERRA, R. O. Sistema de acompanhamento dos egressos aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 1-15, set. 2015. ISSN: 1983-4535. PAUL, J. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH. Salvador, v. 28, n. 74, p. 309-326, mai./ago. 2015. DOI: S0103-49792015000200005.