Resumo

Título do Artigo

AS ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO IFRS/FARROUPILHA
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Palavras Chave

Inserção Profissional
Estratégias Individuais
Institutos Federais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Tiago Hantt
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Farroupilha
2 - Anelise D' Arisbo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Bento Gonçalves
3 - Tatiane Pellin Cislaghi
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Bento Gonçalves

Reumo

O processo de inserção profissional é o momento em que o jovem aprende as regras que organizam o mercado de trabalho do qual começa a fazer parte, podendo ser um processo individual e coletivo, histórico e socialmente inscrito. Tendo em vista discutir a inserção profissional através dos aspectos individuais, conceitos sobre a abordagem francesa foram utilizados para compreender e analisar as estratégias individuais para inserção no mercado de trabalho de egressos do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS/Campus Farroupilha.
Tendo em vista a relevância deste tema para egressos de cursos superiores que buscam uma estratégia para se inserirem no mercado de trabalho após a conclusão do curso, objetiva-se compreender e analisar as estratégias individuais para inserção no mercado de trabalho de egressos do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS/Campus Farroupilha. Para tal buscou-se: identificar os desafios enfrentados por esses egressos em seu processo de inserção profissional; visualizar os aspectos individuais de inserção profissional e sua entrada e mobilidade no mercado de trabalho.
Para Takahashi (2010), tem sido a gradual inserção dos tecnólogos no mercado de trabalho o que infere no reconhecimento social dos mesmos. Porém, D’Arisbo e Alves (2021), constataram que estas relações são incipientes, atreladas a fatores construídos em um mercado de trabalho entendido como estrutura social, com elementos enraizados historicamente. A abordagem sociológica da inserção profissional segundo Rocha de Oliveira (2012), enfatiza o sujeito, destacando sua história particular e como esta se relaciona com os eventos sociais do período de experiência vivida pelo jovem trabalhador.
Realizou-se uma pesquisa qualitativa que contou com 8 (oito )entrevistas semiestruturadas e buscou-se: com perguntas que se basearam nos aspectos individuais de inserção profissionais citadas por Rocha de Oliveira (2012), quais sejam: a origem familiar, a etnia, escolaridade, profissão dos pais e valores sobre o trabalho considerados pela família, bem como, sua formação de redes de relacionamento, seus encantamentos e desilusões vivenciadas na esfera laboral ao longo de sua trajetória. Após as gravações, os áudios foram transcritos, categorizados e fez-se da uso análise de conteúdo.
Nos dados obtidos com os egressos do Curso Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais, verificou-se que a maioria é oriunda de classes sociais menos favorecidas e proveem de famílias com baixa escolaridade. Muitos relataram o incentivo familiar para a qualificação profissional, porém, notou-se que seus processos de inserção no mercado de trabalho foram para complementar a renda familiar em pequenas empresas, ou através de contratos de estágio e menor aprendiz, conciliando trabalho e estudos. As primeiras experiências profissionais foram preponderantes para busca da qualificação acadêmica.
A origem social e a escolaridade dos pais exerceram influência para a entrada no mercado de trabalho(MT) e para as primeiras experiências profissionais dos atores. Já o desenvolvimento de competências através das instituições de ensino, a obtenção da credencial de ensino superior e de outras certificações específicas e a continuação dos estudos, a formação de rede de relacionamentos no banco acadêmico e profissional, serviram de estratégia para a mobilidades dos egressos. Ambos – entrada do mercado de trabalho e estratégias para mobilidade – aparecem permeados pelas dinâmicas sociais no MT.
ROCHA-DE-OLIVEIRA, Sidinei. Inserção Profissional: Perspectivas Teóricas e Agenda de Pesquisa Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol. 6, núm. 1, Jan./Mar. 2012, p. 124-135. Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, Brasil. TAKAHASHI Adriana Roseli Wünsch.. Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior em administração no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 2, mar.-abr., p. 385-414., Rio de Janeiro – RJ, 2010.