Resumo

Título do Artigo

Contribuições para a educação profissional em nível superior do Brasil a partir das práticas de uma instituição canadense
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Educação profissional
gestão educacional
inovação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Nilson Varella Rübenich
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) - Campus Restinga

Reumo

A partir das discussões realizadas no início da década de 2000 (CNE/CES, 2001), os CSTs se estabeleceram como principal lócus para a educação profissional em nível superior. Estes são cursos com características especiais, sendo que a principal delas é a profunda sintonia com necessidades do mundo do trabalho. Apesar do crescimento numérico destes cursos questiona-se a qualidade e a validade dos CSTs. O presente artigo busca contribuir com reflexões a partir do caso de uma instituição de ensino superior da província de Quebec, no Canadá, que nasceu com o propósito da formação de tecnólogos.
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do caso da ÉTS para o modelo brasileiro de ensino profissional em nível superior do Brasil, em especial para os CSTs. Este objetivo justifica-se pela necessidade de qualificação da formação profissional no Brasil.
Os CSTs são o atual cerne da educação profissional em nível superior no Brasil. Eles foram reformatados com a prerrogativa de atender demandas mais atuais do setor produtivo e a de ampliação do acesso à educação superior (TAKAHASHI, 2010), em um contexto em que o trabalho deixa de ser uma sequência de operações rotinizadas, alterando, por consequência, tanto a maneira de encarar as aprendizagens como as formas de avaliar a experiência de um trabalhador (ZARIFIAN, 2012). Portanto, os CSTs devem manter a formação de competências em sintonia com o mundo do trabalho (CNE/CES, 2001).
O método utilizado foi o estudo de caso, proposto por Yin (2015). Para realização do estudo de caso sobre as práticas da ÉTS, foram coletados e analisados dados secundários, constantes em documentos digitais, e dados primários, a partir de entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de codificação aberta, seguida do processo de agrupamento em categorias. Após, foi realizada a codificação axial, buscando relacionar os códigos às categorias (STRAUS; CORBIN, 2008). Foi utilizado o software MaxQDA para auxiliar no processo de organização e codificação dos dados.
A ÉTS é uma instituição de ensino superior diferenciada, com forte ênfase no ensino da prática, voltada para as necessidades da indústria. Um conjunto de práticas emergiram como significativas para que a ÉTS obtivesse alinhamento com a indústria. As seis práticas identificadas, por meio das pesquisas documentais e entrevistas realizadas, são: a) sistema de ensino cooperativo (Co-Op); b) Acreditação dos cursos pela Engineers Canada; c) Pesquisa em parceria com a indústria; d) Ênfase na prática: os clubes de estudantes; e) Pesquisa em parceria com a indústria; f) O “Quartier de l’innovation”.
O sistema de ensino e a comunidade de Quebec mostram-se receptivos e abertos à educação profissional. A ÉTS está inserida em um espaço social onde existe valorização do ensino profissionalizante e de pesquisa aplicada. Lá se percebe valorização do ensino profissionalizante, por entender que profissionais bem formados têm mais chances de contribuir para o desenvolvimento da região e do país. Ainda assim, o modelo de formação de tecnólogos não foi bem-sucedido, precisando ser modificado. A ÉTS encontrou alternativas para manter o propósito de formação de profissionais com forte ênfase prática.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., São Paulo, 2002 . Disponível em . Acesso em 10/11/2012. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Cursos superiores de tecnologia em gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior em administração no Brasil. RAP — Rio de Janeiro 44(2):385-414, MAR./ABR. 2010.