Resumo

Título do Artigo

Redução de Perdas Operacionais de Produtos Perecíveis Comercializados em uma Rede de Atacarejo na Região Metropolitana de São Paulo
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Atacarejo
Perdas
Perecíveis

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Claudirene Santos Ferreira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campus Higienópolis
2 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - José Geraldo de Araújo Guimarães
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - Faculdade de Administração

Reumo

De acordo com o ranking da Abras – Associação Brasileira de Supermercados (2020), o setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 378 bilhões em 2019, um crescimento nominal de 6,4% em relação ao ano anterior, representando 5,2% do PIB brasileiro de 2019. O objetivo deste estudo foi a redução de perdas em atacarejo admitindo-se que a gestão de perdas é uma forma de obter-se vantagem competitiva. Foram aplicados conceitos de estratégia e vantagem competitiva, análise de dados, causa e efeito para solução de um problema real, as perdas de produtos perecíveis.
A operação de um atacarejo é um misto de uma operação de varejo (maior granularidade de produtos, vendendo unidades ao consumidor final) e o atacado (venda de grandes volumes a empreendedores (donos de comércios). A empresa Atacarejo Ipsum (nome fictício) conta com cinco lojas distribuídas na capital, região metropolitana e no interior de São Paulo. Atende tanto o consumidor final quanto o pequeno empreendedor. Suas lojas possuem amplo sortimento tendo como grupos principais açougue, hortifruti, mercearia, bebidas, higiene e limpeza.
Para este estudo foi adaptada a metodologia KDD de Fayyad et alli (1996) que consiste na obtenção, seleção, pré-processamento, formatação, mineração e avaliação de dados. Foi utilizado o Tableau para analisar os dados de perdas financeiras para duas lojas por um período de quatro meses e no nível de produto. A perda ocorre quando a venda do produto é inviabilizada. As maiores perdas foram observadas na seção de Frutas, Legumes e Verduras e foram influenciadas pelo volume de compras, controle de validade, armazenamento e exposição dos produtos.
A intervenção foi baseada em três pilares: refrigeração, controle de data de validade e gestão de estoque. Para refrigeração foi proposto instalar-se novos equipamentos de climatização evaporativa que permitem um melhor controle de temperatura para que os produtos perecíveis tenham melhor conservação e foi proposta a utilização de expositores específicos para frutas mais sensíveis. Para o controle de validade foi recomendado o reforço do processo de recebimento de produtos e para gestão de estoques foi recomendado a implantação de dashboards de controle de validade e gestão de estoques.
O resultado esperado é de melhora na vantagem competitiva do Atacarejo Ipsum pela implementação das ações definidas. Também é esperado uma redução nas perdas e melhorias nas vendas. É esperada uma redução do índice de perdas de produtos perecíveis no mínimo em um ponto percentual considerando os processos de recebimento, controle de estoque e controle de validade. O aumento das vendas de perecíveis FLV em, ao menos, cinco pontos percentuais e a melhora na experiência do cliente com um ambiente de compra mais agradável, com o uso de climatizadores, possibilitando a elevação de venda do FLV.
Foram combinadas metodologias de análise da vantagem competitiva (Barney e Hesterly, 2011), metodologia de trabalhos práticos (Marcondes et alli, 2017) e metodologia de análise estruturada de dados KDD (Fayyad et alli, 1996). O resultado das análises levou à descoberta de informações relevantes para a gestão de negócio de empresa de médio porte promovendo ganho de produtividade e aumentando a satisfação com o serviço oferecido. Trouxe para a empresa uma visão diferenciada e uma maior compreensão dos dados possibilitando o entendimento das causas do problema e a elaboração um plano de ações.