Resumo

Título do Artigo

A abordagem dos Conceitos Portais (Threshold Concepts) na área de Ensino e Aprendizagem: aplicações, limitações e técnicas de identificação.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Conceito Portal
Métodos de Identificação
Conhecimento Problemático

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - IVAN AKIO ITOCAZO SOIDA
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - SP
2 - Izabela de Souza
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Instituto de Física
3 - Manolita Correia Lima
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

A evasão escolar no nível superior tem como alguns de seus fatores a defasagem curricular e as dificuldades de progressão. A ideia dos Conceitos Portais (Threshold Concepts, TC) parece orientar a construção de abordagens de ensino e aprendizagem que endereçam soluções para esses fatores. Entretanto, o acesso a esses potenciais benefícios depende de sua correta identificação (BARRADELL; PESETA, 2017). A rápida disseminação dos TC por várias áreas colaborou para que essas pesquisas estejam dispersas e apoiadas em uma grande variedade de abordagens, sobre as quais há pouco consenso.
A investigação reportada nesse artigo foi orientada por duas perguntas: “Em quais temas se organiza atualmente a literatura acadêmica sobre Conceitos Portais, e com qual distribuição?” e “Quais foram os principais avanços históricos nas técnicas de identificação dos Conceitos Portais?”
Perkins (1999, 2006) e Meyer e Land (2003), ao pesquisarem trajetórias de estudantes no nível superior, isolaram categorias específicas de "conhecimentos problemáticos", geralmente associados a dificuldades na aprendizagem. Uma dessas categorias, os TC, pareciam ser capazes de emperrar ou acelerar essa progressão, pela sua natureza transformativa, integradora, irreversível e delimitadora. Os TC parecem se relacionar com o "big picture" dos conceitos de uma disciplina, e em como eles se articulam para fornecer uma "visão do campo" e habilitar um estudante ao seu uso aplicado (MEYER, 2016).
Uma análise ampla sobre plataforma ERIC detectou 263 artigos relacionados aos TC. O conjunto de abstracts foi analisado tematicamente, identificando os principais temas e subtemas do campo. Isso permitiu o recorte de 94 artigos reportando TC em alguma área do conhecimento; nesse subconjunto, 43 artigos reportavam processos de identificação. Esses processos foram analisados individualmente e comparados segundo seis características, quanto ás escolhas metodológicas envolvidas.
Sobre a análise temática geral, "Práticas Recomendadas" (204 registros), "Aprendizagem Transformativa" (76) e "Conhecimentos Problemáticos (58) figuraram como temas mais frequentes. relacionados aos TC. Sobre os artigos específicos reportando pesquisas de identificação, foi constatado que (1) as pesquisas ainda têm um caráter exploratório, operando com metodologias de etapa única; (2) existem muitas fontes de viés não controladas e não reportadas como limitações dos estudos e (3) os designs gerais das pesquisas são muito variados e não seguem um protocolo geral.
As pesquisas sobre identificação de TC ainda carecem de maior rigor. Além disso, provavelmente se beneficiariam da adoção de algumas guidelines comuns.
BARRADELL, Sarah; PESETA, Tai. Promise and challenge of identifying threshold concepts: a cautionary account of using transactional curriculum inquiry. Journal of Further and Higher Education, v. 40, n. 2, p. 262-275, 2016. MEYER, Jan H. F. Threshold concepts and pedagogic representation. Education and Training 58(5):463-475. DOI: 10.1108/ET-04-2016-0066. 2016. MEYER, J. H. F.; LAND, R. ‘Threshold Concepts and Troublesome Knowledge 1 – Linkages to Ways of Thinking and Practising. ETL Projecyt, Occasional Report 4, May 2003.