Resumo

Título do Artigo

Atitudes e comportamentos diante de uma pandemia: um estudo observacional do filme ‘Guerra Mundial Z’
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Relação Atitudes-Comportamentos e Pandemia
Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Administração
Estudo Observacional em Análise Fílmica

Área

Estudos Organizacionais

Tema

COVID-19, Organizações e Sociedade

Autores

Nome
1 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco
2 - Marco Antonio Batista da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - Juliana Correia da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

Este artigo oportuniza a construção do saber que possa conduzir à investigação de atitudes e comportamentos favoráveis à preparação para situações semelhantes à pandemia da COVID-19, haja vista tratar-se de processos que se repetem, levando sempre a perdas de vidas humanas e sequelas decorrentes. A relação atitudes-comportamentos foi analisada considerando-se os fatores relevância e contexto social, bem como premissa de aproximação entre filme e realidade e contribuição para o reconhecimento dos estudos observacionais em análise fílmica, adicionado à formação de novos pesquisadores no Brasil.
Levando-se em consideração o contexto dessa pandemia e o gradativo reconhecimento dos estudos observacionais em análise fílmica no campo da Administração, no Brasil, o objetivo deste artigo foi estudar atitudes e comportamentos que podem instigar a relevância da preparação para o enfrentamento da crise gerada pela COVID-19, observando-se, por microanálises, o filme escolhido como lócus deste estudo, ‘Guerra Mundial Z’ (World War Z), dirigido por Marc Forster (2013), sob as perspectivas de Napolitano (2013), Huczynski e Buchanan (2004) e de Champoux (1999).
Atitudes e comportamentos têm sido considerados de maneiras dissociadas nas pesquisas organizacionais, o que pode limitar a compreensão dos fenômenos da área. (Mourão, Bastos & Oliveira, 2016). No contexto da pandemia de COVID-19, Martins, Aguiar e Bastos (2020) enfatizaram a importância do reconhecimento de demandas cognitivas e emocionais excepcionais e defenderam a necessidade de se alertar os empregadores sobre a impertinência de transformar a compreensível queda de produtividade, em fonte de cobranças, bem como de se evitar consequências nocivas da sobrecarga emocional entre familiares.
Os aspectos metodológicos envolvidos, como abordagem de pesquisa qualitativa - por propiciar orientação para o fenômeno investigado, por considerar os contextos e os significados, por conveniência e vantagens da utilização de filmes, o método fenomenológico, estratégia de pesquisa de estudo observacional em análise fílmica, coleta de dados realizada por meio de observações indiretas. Esses aspectos favoreceram a robustez e a credibilidade do estudo. O fenômeno analisado, atitudes- comportamentos das personagens se tornou acessível, pois coexistem em um filme múltiplas fontes de evidência.
Encontre-se, entre o empírico e o teórico, relevância e contexto social na relação atitudes-comportamentos das pessoas, favoráveis à preparação para situações semelhantes, evitando-se perdas de vidas humanas e suas sequelas, como pode ser visto na cena com o tempo inicial de 1:45:35’: “[...] Perdemos cidades inteiras [...] Não sabemos como começou [...] Se puderem lutar, lutem [...] Ajudem-se [...] Preparem-se para tudo [...] Nossa guerra só começou”. Com essa cena encerrando o filme relembre-se que ainda há muito a ser feito. A pandemia é de responsabilidade mundial (Davis & Klein, 2020).
Na conjunção de limitações e possibilidades deste estudo, os resultados apontam evidências, em todo o filme, da importância de atitudes e comportamentos, considerando-se os fatores relevância e contexto social, que precisam ser enfatizados para que as soluções sejam encontradas e beneficiem mundialmente as pessoas, diante de uma pandemia. Este estudo foi executado, em meio aos alarmantes números de contaminados e óbitos, no Brasil e, ao contrário do que Gerry descobriu, os mais frágeis não vêm sendo poupados.
Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Recurso Digital: Boitempo. Mourão, L., Bastos, A. V. B., & Oliveira, R. P. (2016). The saying and the doing in research on WOP. Revista rPOT, 16(4),333-339. Huczynski, A., & Buchanan, D. (2004). Theory from fiction: a narrative process perspective on the pedagogical use of feature film. Journal of Management Education, 28(6), 707-726. Alvarenga, M. A., Leite, N. R. P., et al. (2017). Capacidades dinâmicas e vantagem competitiva em ambientes de mudanças constantes, à luz da análise do filme ‘Recém-Chegada’. Revista de Gestão, 24(2017), 35-44.