Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES EMPREENDEDORAS E INOVADORAS DOS SEUS DISCENTES
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Inovação
Atitude

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Gabriela Bertoletti Johann
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Natalia Berta
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Unochapecó
3 - Cleunice Zanella
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó

Reumo

A inovação e o empreendedorismo estão ligados ao crescimento e desenvolvimento das regiões (BESSANT; TIDD, 2009). As instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas em pensar estratégias para a formação de profissionais empreendedores e com capacidade para avistar novas oportunidades e inovar. Estudos acerca do ensino de empreendedorismo têm aumentado e evidências na literatura indicam que as universidades podem contribuir para o desenvolvimento de características empreendedoras (NENEH, 2019).
Considerando as evidências encontradas na literatura acerca do papel da universidade no desenvolvimento de perfil e atitudes empreendedoras nas pessoas, este estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição do curso de Administração da Unochapecó no desenvolvimento de atitudes empreendedoras e inovadoras dos seus discentes? Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é analisar a contribuição do curso de Administração no desenvolvimento de atitudes empreendedoras e inovadoras dos seus discentes.
O empreendedorismo pode ser desenvolvido nos indivíduos e resulta em atitudes como busca por oportunidades, tolerância ao risco e persistência (KURATKO, 2005). O empreendedorismo e a inovação caminham juntos, pois, dificilmente empreende-se sem inovar (BESSANT, 2009). Fatores contingenciais como o ambiente universitário influenciam a intenção empreendedora (NENEH, 2019). Dessa forma, em uma disciplina de empreendedorismo, o professor precisa estar capacitado para conduzir o conteúdo com clareza e tranquilidade, sendo mediador na construção do conhecimento junto aos alunos (SILVEIRA, 2016).
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, quanto aos objetivos, com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa de levantamento, por meio de um questionário aplicado a 264 acadêmicos do curso de administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, (amostra não probabilística). O questionário foi validado pelos estudos de Silveira (2016), em anexo. As técnicas utilizadas para análise dos dados, foram a estatística e análise descritiva. Foram utilizados o Excel e o software SPSS, específico para tabulação dos resultados obtidos.
Os resultados confirmam H1 demonstrando que as atividades desenvolvidas pelo curso de Administração podem influenciar positivamente as Características do Perfil Empreendedor dos alunos. Por meio de disciplinas ligadas ao empreendedorismo e inovação, palestras, atividades e eventos, os alunos podem desenvolver características pertinentes a um empreendedor. A hipótese H2, também é confirmada, mostrando que as Atividades do Curso de Administração influenciam positivamente nas Atitudes Empreendedoras e Inovadoras dos discentes, estimulando atitudes como otimismo e pró atividade, por exemplo.
Conclui-se que o curso de Administração da Unochapecó, com as atividades e eventos que propõe aos alunos contribui para a formação de um perfil empreendedor em seus discentes. As médias da percepção dos alunos sobre suas próprias atitudes e características empreendedoras e inovadoras não foram altas, denotando que os alunos ainda não se veem como tendo características para empreender. Apesar disso, os resultados, de modo geral, mostram que as atividades desenvolvidas pelo curso de administração em questão têm o potencial para melhorar essas características nos alunos.
NENEH, Brownhilder Ngek. From entrepreneurial intentions to behavior: The role of anticipated regret and proactive personality. Journal of Vocational Behavior, v. 112, p. 311-324, 2019. SILVEIRA, Mariana Bueno. Formação Empreendedora: Análise das Características Empreendedoras entre os estudantes do Ensino Técnico. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Administração)–Faculdade Campo Limpo Paulista–FACCAMP, São Paulo, 2016. KURATKO, Donald F. The emergence of entrepreneurship education: Development, trends, and challenges. Entrepreneurship theory and practice, v. 29, n. 5, p. 577-597, 2005