Resumo

Título do Artigo

“Como as águas, mulheres crescem quando se encontram”: reflexões críticas sobre um programa de mentoria feminina durante a pandemia de Covid-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gênero
Mentoria
Covid-19

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino - Covid 19

Autores

Nome
1 - VANESSA ANGIOLETTI FERREIRA LEMOS
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Eduardo Estellita de Oliveira Santos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Em um período de pandemia e isolamento social, um grupo de vinte mulheres participou de um programa de mentoria com o objetivo de fortalecer a liderança feminina dentro de uma empresa nacional e fomentar novas reflexões sobre dinâmicas de gênero, carreiras e convivência familiar. Este caso explora como o programa de mentoria feminina, descortinou algumas das barreiras encontradas por mulheres no exercício de sua liderança em especial, de que maneiras as circunstâncias provocadas pela pandemia de covid-19 alteraram suas relações no trabalho e em casa.
Oferecer aos leitores uma situação real em uma empresa que desenvolveu um programa de mentoria voltado para a liderança feminina durante o período de isolamento social, mediado por tecnologias de comunicação à distância. Promover a discussão sobre em que medida o contexto de pandemia e isolamento social causados pela Covid-19 impactaram o teletrabalho das mulheres: nas relações familiares e profissionais. Analisar as possíveis iniciativas de gestão que seriam mais eficazes para estimular e aumentar a representatividades feminina em posições de liderança.
Os dados foram construídos a partir do método qualitativo, por meio de notas do campo realizadas pela facilitadora. A coleta dos relatos das participantes ocorreu na fase de Pre-Work, por meio de questionário online e nas sessões de mentoria, durante a pandemia de covid-19. O período de coleta durou quatro meses; período em que os autores atuaram como consultores na empresa.
É recomendado para o curso de Administração de Empresa e disciplinas do curso de Administração que envolvam temas ligados a Gestão de pessoas, Gestão de Recursos Humanos, Habilidades Gerenciais, Liderança e Diversidade Organizacional.
CARVALHO NETO, A. M. DE; TANURE, B.; ANDRADE, J. Executivas: carreira, maternidade, amores e preconceitos. RAE eletrônica, v. 9, n. 1, 2010. ELY, R. J.; IBARRA, H.; KOLB, D. M. Taking gender into account: Theory and design for women’s leadership development programs. Academy of Management Learning and Education, v. 10, n. 3, p. 474–493, 2011. IBARRA, H.; CARTER, N. M.; SILVA, C. Why men still get more promotions than women. Harvard Business Review, v. 88, n. 9, 2010. ROBERTS, L. M. et al. Beating the Odds: Leadership Lessons from Senior African-American Women. Harvard Business Review, n. Ma