Resumo

Título do Artigo

Vazios institucionais e o protagonismo de movimentos da sociedade civil no combate aos efeitos da Covid-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Vazios Institucionais
Empreendedorismo da periferia
Covid-19

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - ANA CLARA APARECIDA ALVES DE SOUZA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - Escola de Negócios
2 - Fernanda Lutz
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - PPGA
3 - Maira Petrini
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Faculdade de Administração

Reumo

O ano de 2020 será reconhecido como um marco histórico no que diz respeito às mais diversas mudanças ocorridas na vida social. O contexto da pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade de repensar e reconsiderar diversas práticas adotadas tanto no âmbito individual quanto no âmbito coletivo de todas as sociedades afetadas, independentemente do contexto local. Esta pesquisa foca seu olhar para o grande volume de iniciativas da sociedade civil que foram mobilizadas como respostas às demandas de pessoas que estão em algum grau de vulnerabilidade no momento pandêmico.
No contexto pandêmico de 2020, setores governamentais, empresariais e movimentos atuantes na sociedade civil viram-se diante da potencialização de muitos desafios e problemáticas. Algumas destas já estabelecidas em tempos anteriores, como deficiências na assistência social a pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo da pesquisa foi compreender como iniciativas de movimentos da sociedade civil, com foco em empreendedorismo da periferia, têm respondido a vazios institucionais no contexto pandêmico.
A fundamentação teórica da pesquisa focou em três tópicos principais: um resgate sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que prevê o ODS 11, que tem como um dos tópicos “reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas”; a discussão presente na literatura sobre Vazios Institucionais e como responder a eles; e a noção de empreendedorismo na periferia e suas particularidades. Tais tópicos foram abordados para o diálogo sobre os efeitos da pandemia.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, com uma abordagem indutiva, dada a natureza emergente do fenômeno investigado. A abordagem indutiva é o resultado de observações sobre um determinado fato – nesta pesquisa, as iniciativas de movimentos da sociedade civil em resposta ao contexto pandêmico, e a partir dele, a busca de compreensão sobre um fenômeno. Adotamos os princípios da Grounded Theory (GT) como inspiração na condução metodológica da pesquisa.
A pesquisa verificou que os empreendimentos da periferia pesquisados têm respondido aos vazios institucionais de suas localidades buscando apoio financeiro para manutenção das atividades, de modo a garantir fonte de renda aos seus membros, entretanto, os empreendedores enfrentam dificuldades na gestão e fortalecimento de seus negócios. A partir das dificuldades que esses empreendimentos enfrentam, a discussão desta pesquisa oferecer, como resultado, um framework para a conexão de mecanismos essenciais ao empreendedorismo da periferia, baseado nas iniciativas analisadas.
Analisando os empreendimentos da periferia destacados nesta pesquisa, foi possível ressaltar a necessidade de sistematizações que permitam o acionamento de mecanismos essenciais de fortalecimento desses negócios. Os mecanismos apresentados como caminhos possíveis para essa demanda podem ser discutidos com empreendedores da periferia em busca de aprimoramento e aplicação, podendo servir tanto como um avanço nas discussões em torno desse tipo de empreendedorismo e à sua representatividade diante de vazios institucionais quanto a aplicações pelos próprios empreendedores junto aos seus coletivos.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. 17 Objetivos para transformar nosso mundo. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ Acesso em: 02 Jul. 2020. MAIR, J.; MARTI, I. Entrepreneurship in and around institutional voids: A case study from Bangladesh. Journal of business venturing, v.24, n.5, p.419-435, 2009. DA SILVA, A. C. S. et al. Dificuldades enfrentadas pelos empreendedores de lojas tradicionais em um bairro periférico de SUMARÉ/SP. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 210, 2015.