Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19
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Palavras Chave

covid-19
ensino aprendizagem
ensino remoto

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

COVID-19 e os Novos Desafios para a Educação

Autores

Nome
1 - Larissa Kvitko
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - doutorado em administração e ciências contábeis
2 - Douglas Heinz
CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ (UNIDAVI) - Curso de Administração
3 - IARA REGINA DOS SANTOS PARISOTTO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração
4 - Pericles Ewaldo Jader Pereira
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)

Reumo

O ano de 2020, desde seu início, tem sido marcado por uma pandemia ocasionada pelo coronavírus (Sars-Cov-2), que se disseminou a nível global. Diante desse cenário, diversos países decretaram o lockdown, fechando o comércio de rua, bares, restaurantes, parques e até mesmo proibindo a permanência das pessoas em praias. O segmento do ensino também foi profundamente impactado, principalmente pela proibição de aulas presenciais em todos os níveis. As instituições de ensino, assim como seus alunos e professores, tiveram que se adaptar de maneira abrupta à nova realidade.
Assim, considerando as mudanças ocorridas nas instituições de ensino e nos processos de ensino-aprendizagem, além do grande número de estudantes afetados pela pandemia do coronavírus, emerge o seguinte problema de pesquisa: qual a percepção de alunos de pós-graduação stricto sensu sobre o processo de ensino-aprendizagem remoto em tempos de COVID-19? No sentido de responder a pergunta de pesquisa, o trabalho tem como objetivo verificar a percepção de alunos de pós-graduação stricto sensu sobre o processo de ensino-aprendizagem remoto em tempos de Covid-19.
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, as habilidades, os conhecimentos, os comportamentos ou os valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação (NOGARO; ECCO; RIGO, 2014). Existem diversos estudos sobre o tema, dentre os quais se destacam autores como Piaget e Vigotsky, teóricos que pesquisaram sobre os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem no desenvolvimento humano. Mendes (2009) afirma que, os pesquisadores educacionais preocupam-se muito com as metodologias de ensino.
A pesquisa é considerada descritiva, sendo sua abordagem de cunho qualitativo, com uso de dados primários provenientes de dois grupos focais compostos por alunos de dois programas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade comunitária da região sul do Brasil. Os alunos de mestrado são integrantes do Programa de Pós-graduação em Administração, enquanto os alunos de doutorado fazem parte do programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração. A investigação baseada em grupos focais envolve o planejamento dos recursos necessários, do tempo do trabalho e do papel do moderador.
A realização dos dois grupos focais possibilitou aos discentes se expressassem a respeito da sua percepção sobre o processo de ensino-aprendizagem durante a ocorrência da pandemia de COVID-19. O depoimento dos alunos, colhido a partir das perguntas do roteiro de entrevista, gerou uma valiosa fonte de dados, pois os alunos tiveram a possibilidade de discorrer francamente sobre o assunto, complementando suas ideias, discutindo concordâncias e discordâncias e apresentando exemplos ilustrativos.
Sobre os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem destacou-se a percepção de que a metodologia, o formato e o conteúdo das aulas não foram alterados no meio digital, permanecendo muito próximos do que ocorria em sala de aula, inclusive com alguns benefícios, como o favorecimento a uma maior participação de todos nas discussões, afetando de forma positiva especialmente os mais retraídos. Na mesma linha, algumas vantagens foram percebidas pelos alunos, como a redução da necessidade de deslocamentos e dos custos para participar das aulas, refletindo em mais tempo útil para estudos.
ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância. v. 7, n. 1, pp 257-275, 2020. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições, 2011. BOZURT, A. & SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, 15 (1), i–vi, 2020. Doi. 10.5281/zenodo.3778083. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/216077/ acesso em 19 de junho de 2020.