Resumo

Título do Artigo

Gestão Humanizada em Tempos de Pandemia: Impactos e Contribuições para o Cooperativismo
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Palavras Chave

Gestão Humanizada
Pandemia
Cooperativismo

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégias Organizacionais em Pandemia e Pós-Pandemia

Autores

Nome
1 - Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - Campus Ijuí
2 - Daniel Knebel Baggio
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI) - DACEC
3 - Nairana Radtke Caneppele
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - São Paulo

Reumo

A pandemia da Covid-19 traz impactos diversos na saúde das pessoas, nas dinâmicas de mercado e organizacionais e no desenvolvimento socioeconômico dos territórios (FRANÇA FILHO; MAGNELLI; EYNAUD, 2020). Tem-se, a partir daí, a gestão humanizada como estratégia valorativa, contribuindo para as empresas manterem sua atuação e superarem os desafios existentes, uma vez que o resgate dos valores humanos nunca esteve tão latente (MACKEY; SISODIA, 2018). Também neste contexto, cabe destacar a essência e representatividade do cooperativismo (BIALOSKORSKI NETO, 2012).
Considerando a gestão humanizada como estratégia emergente, valorativa e competitiva, organizacional e territorial (MACKEY; SISODIA, 2018), a importância de práticas cooperativas, cooperativistas, conscientes e humanizadoras em tempos de pandemia (FRANÇA FILHO; MAGNELLI; EYNAUD, 2020), a relevância das cooperativas para o desenvolvimento territorial (BIALOSKORSKI NETO, 2012) e a demanda de estudos sobre gestão humanizada e cooperativismo no contexto da pandemia; este trabalho tem o objetivo de evidenciar como a gestão humanizada impacta e contribui para o cooperativismo, em tempos de pandemia.
A Covid-19 desencadeou uma situação de crise, com reflexos sociais, econômicos e na saúde das populações (FRANÇA FILHO; MAGNELLI; EYNAUD, 2020; NASCIUTTI, 2020). Nesta conjuntura de demandas de saúde global e sustentabilidade, na interface entre economia e sociedade, tem-se a gestão humanizada como alternativa emergente e consistente para estudos e práticas organizacionais e territoriais (MACKEY; SISODIA, 2018). E uma vez que os valores humanos são resgatados pela cooperação (NASCIUTTI, 2020), cabe destacar a relevância das cooperativas neste panorama (BIALOSKORSKI NETO, 2012).
O estudo é de natureza social e abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória e descritiva (GIL, 2019). Além da pesquisa bibliográfica, realizada principalmente em livros e artigos de fontes nacionais e internacionais acerca das temáticas abordadas, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente a gestores e colaboradores de quatro cooperativas de municípios localizados no noroeste do Rio Grande do Sul. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se análise de conteúdo, mediante categorias (BARDIN, 2018).
Diante do contexto imprevisível, dinâmico e complexo da pandemia, que gerou impactos socioeconômicos negativos nos indivíduos, nas organizações e, inclusive, nas cooperativas, as estratégias e práticas cooperativistas, implementadas nas cooperativas analisadas são contempladas por todos os pilares da gestão humanizada, sendo que a tecnologia acaba assumindo papel fundamental nesta inter-relação e neste contexto.
O trabalho permite concluir que, neste cenário em que a demanda por valores humanos apresenta-se tão latente, a gestão humanizada constitui-se como estratégia valorativa e de sustentabilidade, no sentido de minimizar as consequências negativas geradas pela pandemia, impactando e contribuindo positivamente para o desenvolvimento das cooperativas analisadas no estudo e de seus agentes envolvidos, do mercado do cooperativismo, bem como de toda a sociedade.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2018. BIALOSKORKI NETO, S. Economia e gestão de organizações cooperativas. São Paulo: Atlas, 2012. FRANÇA FILHO, G. C.; MAGNELLI, A.; EYNAUD, P. Para superar o divórcio entre economia e sociedade: diagnóstico crítico e notas propositivas em um contexto de pandemia. Revista NAU Social, v. 11, n. 20, p. 167-184, 2020. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. MACKEY, J.; SISODIA, R. Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.