Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

cooperativas agropecuárias
TIC
adoção

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - Celina Martinez Georges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - PPGAD
2 - Silvia Morales de Queiroz Caleman
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN

Reumo

Com as tecnologias cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e organizações, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) oferecem uma infinidade de aplicações para as empresas agrícolas, como comércio eletrônico, sistemas de suporte a decisões, educação e treinamento, agricultura de precisão etc. As TIC ajudam a coordenar recursos, atividades e pessoas que atuam nos relacionamentos das cooperativas, sendo uma oportunidade para melhorar a comercialização dos produtos agrícolas.
Embora essas tecnologias tenham se revelado uma importante fonte de inovação que contribui para o aumento da competitividade das cooperativas agropecuárias, há evidência que aponta as dificuldades para implementá-las (CRISTÓBAL; MONTEGUT; GÓMEZ, 2016). Diante disto, esta revisão sistemática da literatura tem o objetivo de compreender os aspectos relacionados com a adoção de TIC nessas organizações. Busca-se identificar diversos aspectos relacionados com a adoção das TIC nas cooperativas agropecuárias, desde as vantagens que elas oferecem até a sua efetiva aplicação e limitações de uso.
A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é uma ferramenta de apoio à estratégia de uma empresa (VILLAS; MACEDO-SOARES, 2008). Elas podem ser utilizadas para variados fins estratégicos, entre eles comércio eletrônico, integração com fornecedores, marketing, automatização rural, participação em reuniões a distância, entre outros (TORRES, 1995). O fenômeno tem atraído atenção das cooperativas agropecuárias, uma vez que o uso dessas tecnologias pode estar relacionado às atividades do setor agroalimentar e ter um impacto abrangente sobre elas.
Na perspectiva das cooperativas agropecuárias, inúmeras são as vantagens e benefícios de se adotar as TIC. Como um todo, essas tecnologias auxiliam as cooperativas agropecuárias a se tornarem mais sustentáveis econômico, social e ambientalmente. Contudo, constata-se também que diversos são os fatores que contribuem para o atraso tecnológico das cooperativas agropecuárias. O panorama que emerge da análise é aquele em que ainda há muito a se desenvolver com relação ao uso de TIC por cooperativas agropecuárias, e muito investimento ainda precisa ser realizado em TIC por essas organizações.
Conclui-se que as cooperativas do setor agropecuário não podem ignorar a oportunidade oferecida pelas novas tecnologias digitais e devem enfrentar importantes desafios comerciais e tecnológicos para a sua adoção. Seu crescimento e desenvolvimento futuro dependerá, em grande parte, de sua capacidade de se adaptar ao processo de digitalização. Além do mais, a pesquisa sobre o uso de TIC em cooperativas agropecuárias ainda é um campo que merece estudos. Muito se fala do uso da TIC para o comércio eletrônico, mas poucos sobre o uso da TIC nos relacionamentos entre a cooperativa e seus membros.
CRISTÓBAL FRANSI, E.; MONTEGUT SALLA, Y.; GÓMEZ ADILLÓN, M. J. Factores determinantes del uso de Internet en la comercialización del aceite de oliva: Análisis del sector en Cataluña. REVESCO Revista de Estudios Cooperativos, v. 121, p. 33–61. 2016. TORRES, N. A. Competitividade empresarial com a tecnologia de informação. 1. ed. São Paulo: MAKRON Books, 1995. VILLAS, M. V.; MACEDO-SOARES, T. D. L. V. A. de. A influência das redes de alianças estratégicas sobre a tecnologia de informação e comunicação. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 899–924. 2008.