Resumo

Título do Artigo

Intenção de uso de pagamento móvel por QR-code em sub-amostra de consumidores brasileiros
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Palavras Chave

Aceitação de tecnologia
Intenção de uso
Regressão logística

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Isabela Thomazelli Brubaker
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - PECEGE
2 - iuri emmanuel de paula ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências da Natureza - Lagoa do Sino
3 - Paulo Henrique Bertucci Ramos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Reumo

Com o recente crescimento do comércio eletrônico, o uso de pagamentos móveis tem se tornado cada vez mais relevante em nossa sociedade. Dentre os métodos de pagamento disponíveis, destaca-se o QR-code, que apresenta benefícios em relação à quantidade de informações que possui quando comparado ao código de barras unidimensional. No entanto, poucos estudos foram desenvolvidos em amostras brasileiras sobre sua aceitabilidade.
Uma vez que o comportamento do consumidor é decisivo para a aceitação de uma nova tecnologia, o objetivo desse trabalho é avaliar a intenção do uso de QR-code como método de pagamento utilizando regressão logística. As variáveis do modelo a ser calculado estão ligadas à facilidade de uso, utilidade percebida, compatibilidade, normas subjetivas, confiança, percepção de risco e de custo.
Davis (1989) desenvolveu um modelo de aceitação da tecnologia (TAM) que foi acrescido de variáveis por diversos autores. Esse trabalho baseia-se nas variáveis propostas por Phonthanukitithaworn, Sellitto & Fong, 2016, investigadas a partir de um questionário aplicado à sub-amostra da população brasileira. Para análise das respostas foram construídos modelos de predição da aceitação da tecnologia através do uso de regressão logística.
A partir do questionário proposto 62,3% dos respondentes afirmaram que usariam o QR-code como método de pagamento em detrimento de outro método disponível no futuro, e 37,7% respondeu que não usaria. O estudo propõe um modelo capaz de prever 70,2% das respostas. Os resultados mostraram que questões relacionadas ao benefício da ausência da necessidade do transporte de cartões de crédito, e dinheiro e a percepção da honestidade do provedor são as questões mais relevantes para os potenciais usuários.
Conclui-se que apesar de imaturo, o mercado brasileiro encontra-se disposto a utilizar novas formas de pagamento, se os usuários enxergarem benefícios relacionados à sua utilidade, e perceberem o método como de baixo risco. Entender as necessidades do executar um plano de comunicação alinhado às necessidades do consumidor é essencial para o sucesso das empresas provedoras de serviços.
Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use and user acceptance of information technology. Mis Quarterly. 13 (3), 319-340. Minisait, (2018). Informe de Tendências em Meios de pagamento. Recuperado de https://www.minsait.com/es/actualidad/insights/tendencias-en-medios-de-pago-2018. Phonthanukitithaworn, C., Sellitto, C. & Fong, M. W. L. (2016). A Comparative Study of Current and Potential Users of Mobile Payment Services. SAGE Journals, 6 (4), 1-14