Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA DOS ESTUDOS PUBLICADOS
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Palavras Chave

Internacionalização
Micro e Pequenas Empresas
Revisão Sistemática Integrativa

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Jhenifer Andressa da Cruz Barreto
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Presidente Prudente
2 - Mariane Aparecida de Braz Bezerra
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Presidente Prudente
3 - Marco Antonio Catussi Paschoalotto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Administração de Organizações
4 - Érika Mayumi Kato-Cruz
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) - Presidente Prudente/SP

Reumo

No âmbito dos estudos sobre internacionalização, nota-se que a compreensão do processo de internacionalização de uma organização está em constante evolução (RUZZIER; HISRICH; ANTONCIC, 2006). Sabe-se que ele se inicia a partir da necessidade de crescimento e competitividade de uma empresa, além de influenciar positivamente a economia de um país (FREITAS et al., 2014). É importante que, quando surge a ideia de internacionalização, a empresa defina bem sua estratégia de entrada, considerando o nível de desenvolvimento econômico, bem como a evolução de indústrias ou empresas recém-inseridas.
Nota-se, porém, que, apesar de sólida, a base teórica sobre internacionalização ainda apresenta lacunas, com destaque para a internacionalização de Micro e Pequenas Empresas (MPEs); um dos motivos está na dificuldade de coleta de informações concretas sobre esse tipo de organização, considerando que não há dados primários disponíveis (FLORIANI; FLEURY, 2012). Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os estudos sobre internacionalização de MPEs encontrados em periódicos da plataforma CAPES.
A internacionalização é a expansão de bens, serviços e capitais, que provoca a concorrência entre mercados e a integração entre os sistemas econômicos (GONÇALVES,1999). Para que ocorra esse fenômeno, é de suma importância o relacionamento entre países, o que ocorre com a internacionalização. Logo, como forma de se manter competitiva, muitas empresas direcionam parte de seus negócios para o mercado internacional (MARTINELLI; VENTURA; MACHADO, 2004). As pequenas empresas existiram antes mesmo do surgimento das grandes organizações e, cada vez mais, vêm sendo estudadas (LEONE, 1991).
Agenda futura de pesquisa: 1) Pesquisas com finalidade quantitativa e foco na temática de internacionalização de MPEs ou outro tema semelhante, possibilitando generalização estatística; 2) Elaboração de um manual consolidado de estudos com as variáveis que influenciam a internacionalização de MPEs, com base sólida de informações que possibilitem as empresas interessadas terem um conhecimento mais profundo; 3) Padronização dos conteúdos relacionados ao processo de internacionalização de MPEs, de forma que possa haver uma melhor conciliação entre a prática e a teoria.
A temática que prevalece são os casos de empresas que relatam o processo de internacionalização especificamente da empresa analisada. Já a revisão teórica nessa área é escassa. Outro grupo de destaque são as vantagens e desvantagens da internacionalização, trazendo um conceito geral do tema; o mesmo acontece com os artigos voltados ao processo de internacionalização que, apesar da sua relevância, não podem ser considerados como ponto seguro de informação para uma empresa iniciar seu processo de internacionalização dada as especificidades presentes em cada organização.
FREITAS, E. M.; RUPOLO, M.; OLIVEIRA, B. R. B. Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: Influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais. Internext, São Paulo, v.9, n.1, p.40-60, jan./abr. 2014. FLORIANI, E. D.; FLEURY, M. T. O efeito do grau de internacionalização nas competências internacionais e no desempenho financeiro da PME brasileira. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v.16, n.3, Mai/Jun. 2012.